20 setembro 2019

Invenções que mudaram a história

Invenções que mudaram a história

Ao longa da história, surgiram inúmeras invenções que influenciaram o seu curso. As primeiras datam da Pré-História, e desde então o homem não parou de utilizar a inteligência e a criatividade para criar objetos que melhorassem sua vida, e que impulsionaram sua evolução em vários aspectos.

Confira algumas invenções que mudaram a história do mundo:

Internet

A internet é uma das invenções que mais utilizamos no cotidiano, fundamental para conectar pessoas e realizar inúmeras tarefas modernas. Quando surgiu, na década de 60, a intenção inicial era apenas ajudar na comunicação entre redes pequenas de um grupo. Porém, em pouco tempo, a tecnologia se tornou algo muito maior, e já nos anos 80, com a entrada de companhias e instituições de rede, seu potencial comercial começou a ser explorado. Hoje em dia, é inimaginável um mundo sem internet.

Invenções que mudaram a história - SEPAC

Telescópio

Essa invenção permitiu que o homem estudasse os astros e mudou a visão do lugar ocupado pela Terra no espaço. O telescópio evoluiu de uma forma extraordinária e auxilia o ser humano a observar planetas e outros corpos celestes a milhares de anos-luz de distância.

Invenções que mudaram a história - SEPAC

Relógio

No decorrer dos anos, diversas civilizações utilizaram modelos diferentes de relógios para se localizar no tempo ou marcar períodos específicos. No relógio de sol, por exemplo, era observada a posição da sombra de um objeto, com base no movimento de rotação da terra.

Já o sistema dos relógios de água, também conhecidos como clepsidras, foi criado para medir as horas observando-se a passagem de água de um recipiente para outro. Os relógios de areia, ou ampulhetas, funcionavam de maneira semelhante, com a passagem dos grãos através de um orifício.

Com a modernidade, o relógio evolui agregando diversos mecanismos e formatos diferentes, desde os de pulso tradicionais aos digitais.

Telefone

O telefone foi inventado em 1849, mas apenas em 1876 popularizou-se em diversas casas do mundo. Na época, foram definidos os padrões de área e o dispositivo passou a ser produzido em grande escala. Já em 1973 foi apresentado o primeiro aparelho de telefonia móvel. Atualmente, o smartphone – integrado à internet – consagrou-se como dispositivo pessoal indispensável, e o telefone fixo teve seu uso bastante reduzido.

Óculos

Os primeiros óculos surgiram na era pré-cristã, não tinham grau e eram usados como enfeite. Já em 1270, na Alemanha, foi criado um par de lentes com grau feitas com aros de ferro, sem hastes, ajustadas apenas sobre o nariz. Com o passar do tempo, o acessório se popularizou e foi sendo comercializado em diversos países. Hoje é imprescindível para quem possui algum tipo de problema visual.

Invenções que mudaram a história - SEPAC

Espelho

Foi em Veneza, em 1300, que surgiram os primeiros espelhos de vidro com uma fina camada metálica, através da obra de um artesão desconhecido. Culturalmente, os venezianos valorizavam o brilho do espelho como joia ou peça de decoração. Depois do século XIX, houve melhorias no método de fabricação e seu uso se tornou bastante comum mundialmente. 

Fotografia

Por séculos, a única forma de retratar uma pessoa foi a pintura. Já em 1826, foi criada a primeira imagem fotográfica permanente. Foi Joseph Nicéphore Niépce que criou o método responsável por permitir que todos guardassem retratos de si, de seus parentes e amigos, e que eventualmente acabou evoluindo para processos mais modernos e a criação do cinema.

Televisão

A televisão foi criada em 1930, mas só era possível a transmissão em 22 salas públicas na Alemanha. Sua popularidade ganhou força depois da 2ª Guerra Mundial, devido à queda dos preços e o aumento da renda da população em geral. Em 1954, ela ganhou cores e em 1962 surgiram as primeiras transmissões via satélite, o que fez dela o principal meio de comunicação por décadas.

Lâmpada

Foi James Lindsay que mostrou ao mundo a primeira lâmpada elétrica durante uma demonstração aberta, em 1835. Porém, a importância da invenção não foi entendida inicialmente, e ele acabou abandonando o projeto. Depois, outros inventores se dedicaram ao seu desenvolvimento, e em 1879 Thomas Edison apresentou com sucesso um protótipo do que viriam a ser as lâmpadas incandescentes.

Leia também: Invenções criativas para facilitar o cotidiano

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário