31 outubro 2018

Halloween: a origem da data

Halloween: a origem da data

O Halloween, conhecido aqui como o Dia das Bruxas, é uma festa muito antiga. É comum no fim de outubro decorarmos os ambientes, propormos brincadeiras e nos fantasiarmos, mas você sabe a origem dos costumes, lendas, símbolos e de alguns personagens característicos da data?

Confira neste post a origem da comemoração do Halloween!

De onde vem o Halloween e seu nome?

Geralmente associada aos EUA, a comemoração surgiu, na realidade, no Reino Unido. Seu nome deriva de All Hallow’s Eve, que designava, até o século XVI, a noite da véspera do Dia de Todos os Santos – 1º de novembro.

Com o tempo, a reformulação da expressão All Hallow’s Eve gerou o termo Halloween.

De onde vem o Halloween e seu nome

O Samhaim

Apesar de guardar relação com a véspera do Dia de Todos os Santos, a comemoração vem da tradição do povo celta. No dia 31 de outubro, eles iniciavam um festival que durava três dias, chamado Samhaim, que significa “fim do verão” e marca a passagem de ano celta.

No evento, os celtas homenageavam os espíritos, celebrando o fim da colheita. Duas das características mais marcantes da festa eram as fogueiras e a comida em abundância.

Fogueira do Samhaim

Halloween moderno

O Halloween mudou muito até chegar ao que é hoje, mas pode-se dizer que foi a partir de 1500 que começou a tomar a forma atual, quando as fogueiras do Samhaim eram usadas para queimar o joio separado do trigo.

O joio, ruim para a plantação, foi relacionado à maldade sobrenatural. Assim, as pessoas começaram a usar roupas e elementos “sombrios” durante o Halloween, para espantar os espíritos maus.

Halloween moderno

O significado de alguns elementos simbólicos

  • Abóboras: resistiram de uma lenda irlandesa. Conta a história que, ao morrer, um homem chamado Jack não conseguiu se desvincular da Terra, e ficou preso dentro de uma abóbora.
  • Bruxas: acreditava-se que, por conta do Samhaim, as bruxas saiam às ruas neste dia e enfeitiçavam as pessoas.
  • Gato preto: antigas lendas de Halloween contam que as bruxas se transformavam em um gato preto para atacar suas vítimas.
  • Fantasmas: fazem parte do Halloween moderno.

 

Veja também: Dia do Folclore Brasileiro

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário