15 Janeiro 2021

Dicas para tirar as melhores fotos com o celular

Dicas para tirar as melhores fotos com o celular

O celular se tornou uma ferramenta indispensável na vida de muitas pessoas. Se antes o objetivo principal era apenas a comunicação, atualmente as possibilidades são inúmeras, incluindo registrar momentos através das câmeras de alta resolução dos novos modelos.

Com a facilidade proporcionada pelos smartphones, fotografar viagens, passeios ou outros momentos ficou mais prático, sem a necessidade de carregar uma boa câmera a todo momento. Entretanto, para que o resultado seja satisfatório, algumas técnicas básicas de fotografia podem ser de grande ajuda. No post de hoje, separamos dicas para tirar as melhores fotos com o celular.

Regra dos terços

Uma maneira inteligente de aprimorar as fotos de celular é ativando as linhas de grade da câmera. A “regra dos terços” ajuda a compor uma imagem mais equilibrada e harmoniosa. A ideia é focalizar os elementos que se quer valorizar ao longo das linhas ou em suas interseções.

Limpe a lente da câmera

Apesar das lentes das câmeras dos smartphones serem resistentes, é comum que elas fiquem sujas ou embaçadas, pois o celular é tirado do bolso em média 200 vezes ao dia. A sujeira acumulada interfere nos sensores do dispositivo, comprometendo o foco e a exposição correta. Se você busca um resultado mais satisfatório, procure limpar a lente da câmera antes de qualquer foto.

Evite o zoom digital

A menos que o seu celular esteja equipado com lentes específicas ou recursos adicionais que potencializem o zoom no aparelho, evite ampliar o objeto de destaque da foto. O resultado pode ser uma imagem com “ruído”, isto é, pixels aparentes e perda de qualidade. Sempre que possível, aproxime-se pessoalmente do objeto a ser fotografado.

Iluminação

Uma boa iluminação tende a agregar mais qualidade à fotografia. Durante o dia, a luz natural ajuda a deixar as fotos mais brilhantes, nítidas e limpas. Por isso, considere ter uma fonte de luz próxima ao objeto fotografado, como uma janela ou uma luminária. Mas lembre-se, a fonte de luz não deve aparecer na imagem.

Estabilize o smartphone

Um erro comum que afeta a qualidade das fotos é a falta de estabilidade. Ao fotografar, segure o telefone com as duas mãos e com os cotovelos dobrados ao lado do corpo. Isso diminui a vibração causada pelos movimentos, evitando imagens borradas ou tremidas. Outra dica é fazer uso dos tripés móveis, que oferecem liberdade e praticidade na hora de fotografar.

dica tripé para celular - SEPAC

Edite as fotos

Muitas vezes, objetos inesperados ou efeitos indesejados podem aparecer na foto. Por isso, é comum a manipulação de imagens fazer parte do processo do fotógrafo, seja ele profissional ou amador. Através de apps e programas de edição, é possível enaltecer as cores de uma paisagem, melhorar o foco e o brilho e até mesmo retirar de cena certos detalhes.

Aprimorar as técnicas fotográficas faz com que você tenha mais liberdade na hora de registrar um momento especial. Crie o próprio estilo de edição, experimente usar filtros ou ajustes que valorizem a foto. Com essas dicas, você está preparado para fazer fotos incríveis.

Leia também: Smart speakers: funcionalidade e tecnologia como aliados

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário