22 agosto 2018

Dia do Folclore Brasileiro

Dia do Folclore Brasileiro

O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto, desde 1965. O nosso folclore é o conjunto de lendas, mitos, contos e histórias sobre criaturas e seres fantásticos do imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do Brasil. Além disso, o folclore nacional também é composto por festas, brincadeiras, crenças, comidas típicas e outros costumes, transmitidos oralmente entre as gerações.

Principais lendas

Saci-Pererê

Saci-pererê

Essa lenda, de origem indígena, fala sobre um menino negro, que usa um gorro vermelho, fuma cachimbo e anda com uma perna só. Ele mora nas florestas e adora fazer travessuras e pegadinhas para assustar as pessoas que entram em seu habitat sem autorização.

Iara

Sereia Iara

Essa lenda é originária da região amazônica. Iara é uma sereia com lindos cabelos negros e fica sentada na beira do rio cantando melodias hipnotizantes para atrair os homens da região. Após seduzi-los, ela leva suas vítimas para as profundezas do rio, afogando-os. Quem fosse capaz de escapar dos encantos de Iara, ficaria louco, e a única maneira de restaurar a sua sanidade seria por meio do auxílio de um pajé.

Curupira

Curupira

Para os indígenas do Norte do Brasil, o Curupira é conhecido como Caipora ou Caiçara. Ele tem o corpo coberto por pelos vermelhos, além de dentes verdes e os pés virados para trás. A entidade sobrenatural habita as florestas e tem a responsabilidade de proteger a fauna e a flora do ataque dos caçadores.

Brincadeiras

Brincadeiras folclóricas

As brincadeiras, passadas de geração em geração, podem ser usadas como metodologia de aprendizado. As mais populares são: pega-pega, esconde-esconde, amarelinha e vaca amarela, entre outras.

Festas

Algumas lendas e mitos deram origem às tradicionais festas populares de diferentes regiões do país, como Festa Junina, Folia de Reis e Bumba-Meu-Boi.

 

Veja também: Suculentas: como cultivá-las?

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário