22 março 2021

Curiosidades sobre obras da arquitetura

Curiosidades sobre obras da arquitetura

A história da arquitetura é repleta de renomados profissionais – dos mais visionários aos mais excêntricos –, fatos incríveis e construções inesquecíveis. E por trás do projeto de obras memoráveis há curiosidades que as tonam ainda mais fascinantes. Confira abaixo algumas delas.

O ousado Banco da China

O notório arranha-céu do Banco da China, em Hong Kong, se destaca pela beleza arquitetônica e pelo design inovador da torre iluminada. Construído em 1989, o edifício tem 72 andares de cristal e alumínio, e foi criado pelo arquiteto chinês Ieoh Ming Pei. Outro fato curioso sobre a construção é que, pela perspectiva da arte do Feng Shui, as pontas da fachada se assemelham a flechas apontadas para os bancos concorrentes, simbolizando um afronte direto a eles.

Prédio banco China - SEPAC

Obra arquitetônica com som

Na Alemanha, uma das construções modernas mais encantadoras é a Wall of the Funnel, projetada pelos designers Andre Tempel, Annette Paul e Christoph Rossner. Construído com um sistema de drenagem, funis e calhas em seu exterior, esse lúdico edifício azul faz com que a passagem da água em dias de chuva reproduza uma bela sinfonia.

Edifício visionário

Em Nova York, o edifício Cooper Union Foundation Building, em que funciona uma faculdade, é outro destaque arquitetônico. Em uma época em que elevadores existiam somente para transportar cargas, o fundador da Cooper Union, Peter Cooper, planejou a inclusão de um eixo cilíndrico no prédio. O intuito era abrigar um futuro elevador, que percorresse toda a altura do prédio e fosse seguro para transportar pessoas. Em 1857, o primeiro elevador de passageiros feito sob medida foi instalado com sucesso pelo americano Elisha Otis.

A crescente Torre Eiffel

A Torre Eiffel, em Paris, representa uma das grandes referências mundiais da história da arquitetura. Um curioso fato sobre a obra de Gustave Eiffel é o seu crescimento nos períodos de altas temperaturas da cidade. Devido à expansão térmica do metal, que predomina em toda a torre, a cada verão registra-se um aumento de 6 a 15 centímetros em sua altura em relação às estações mais frias, quando a estrutura contrai novamente.

O Palácio Ideal

O Palácio Ideal - SEPAC

Também na França, a obra Le Palais Idéal se destaca como um extraordinário exemplo da arquitetura naif – conhecida por uma produção criativa, autodidata e inusitada. Essa incrível construção na comuna francesa Hauterives preserva uma história marcante. O palácio foi erguido ao longo de 33 anos pelo carteiro Ferdinand Cheval. Isso porque seu idealizador passou todo esse período colecionando – durante a entrega das correspondências – as pedras e arenitos que seriam parte da estrutura. Em 1969, décadas depois da morte de Cheval, o Palácio Ideal foi classificado como um monumento histórico francês.

Leia também: 5 seriados para quem ama décor e arquitetura

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário