25 Abril 2019

Conheça 5 pratos típicos da cozinha tailandesa

Conheça 5 pratos típicos da cozinha tailandesa

A culinária de cada país traz muito de sua cultura, dos costumes, da geografia da região e da história do seu povo. Em muitos pontos, a gastronomia tailandesa se diferencia da brasileira, mas, se em um primeiro momento pode haver estranhamento, conhecendo-a melhor é possível perceber quão rica e variada é a culinária de lá.

Com grande diversidade de texturas e sabores, a comida tailandesa é um convite a uma exploração gastronômica. Misturando doce e salgado, ácido e picante, os pratos tailandeses ganharam o mundo. Conheça 5 pratos típicos da cozinha tailandesa.

Som Tam – Salada de mamão

Som Tam – Salada de mamão - SEPAC

Som Tam é uma salada deliciosa, original do nordeste tailandês, e leva mamão verde como ingrediente principal, misturado com tomate, vagem e outras verduras e legumes. Os temperos naturais usados dão um toque especial: o picante da pimenta, o doce do açúcar, o salgado do molho de peixe e o ácido do limão ou do suco de tamarindo.

Pad Thai

Pad Thai  - SEPAC

Há quem diga que o Pad Thai é o prato mais famoso da culinária tailandesa. Espalhado pelo mundo, das barraquinhas de rua aos restaurantes conceituados, este prato pode ser preparado de diversas formas e com diferentes ingredientes, mas a base é sempre a mesma: noodles salteados com soja, algum tipo de carne, camarões, tofu e vegetais. Em muitos locais também é comum adicionar amendoim. Os molhos picantes são colocados posteriormente, ao gosto do cliente.

Satay – espetinho de porco com molho de amendoim

Satay – espetinho de porco com molho de amendoim - SEPAC

Na gastronomia brasileira, os espetinhos são muito comuns, mas no Satay, invenção tailandesa, a carne de porco é marinada com cúrcuma e leite de coco. O molho, que forma uma crosta em volta do espetinho, é feito com amendoim. Este é um dos aperitivos mais populares do país.

Curry Massaman

Curry Massaman  - SEPAC

O curry é um dos temperos mais usados na cozinha tailandesa e são inúmeros os pratos que levam o seu nome. O Curry Massaman é um refogado de carne com molho grosso e temperado, geralmente feito com cordeiro ou frango, mas também existem receitas que utilizam pato ou porco. Como acompanhamento, serve-se arroz branco e salada de pepino, chilli e cebola, temperada com vinagre e açúcar.

Mango Sticky Rice

Mango Sticky Rice - SEPAC

Se você estava sentindo falta dos doces, na Tailândia uma deliciosa sobremesa – e uma das favoritas – é o Mango Sticky Rice: metade de uma manga bem madura, fatiada, servida com arroz doce preparado no leite de coco. O sabor é incrível.

Leia também: Gastronomia peruana: 5 receitas deliciosas

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário