13 novembro 2019

Conheça 5 grandes livros de poesia brasileira

Conheça 5 grandes livros de poesia brasileira

Entre os vários gêneros da literatura, a poesia ocupa um lugar de destaque graças à utilização de elementos como rimas, metáforas e imagens, que tornam sua composição única. Desde o início do seu desenvolvimento, no século XVI, a poesia brasileira passou por diversas escolas, como a poesia existencial, lírica e social, e revelou grandes poetas, como Carlos Drummond Andrade, Vinicius de Moraes, Mario Quintana, Manoel de Barros, Ana Cristina César e outros.

Se você é um amante de poemas, confira 5 grandes livros de poesia brasileira para compor sua estante.

Para Viver com Poesia – Mario Quintana

Um dos poetas mais renomados da poesia brasileira, Mario Quintana apresenta uma obra repleta de aforismos que levam o leitor a um patamar de subjetividade encantador. Como o nome diz, os pensamentos se relacionam com os momentos da vida e devem ser declarados “palavra por palavra”, espalhando pelo mundo a beleza de cada poema.

Só – Bianca Ramoneda

Escritora e atriz carioca, Bianca Ramoneda constrói crônicas, poemas e textos num tom melancólico e sentimental, exaltando o cotidiano, para mostrar que é possível enxergar a poesia em qualquer lugar.

Poesia Brasileira - SEPAC

Sequência Inverso – Diva Gomes

Diva Gomes trabalha o espaço da página ao fazer versos em formatos circulares, ou com três palavras no canto inferior esquerdo. Jogos de sentidos e desobediência às normas linguísticas compõem esta obra, começando pelo título, que demonstra descompromisso com a sintaxe e a norma culta.

Memórias Inventadas – Manoel de Barros

“Memórias Inventadas” é uma coletânea de poemas sobre a infância do saudoso poeta. Manoel de Barros brinca e inventa palavras, usa coloquialismos do interior e consegue criar algo magnífico a partir de um universo temático aparentemente simples.

A Teus Pés – Ana Cristina Cesar

Neste livro, a Ana Cristina Cesar busca passar uma sensibilidade desapegada.

A renomada poeta da geração de 70 cria seus poemas num formato de diário pessoal e revelações da vida íntima, em que a prosa se faz marcante e real de forma sublime.

A poesia é uma forma de enxergar a vida, expressar sentimentos e reinterpretar a realidade. Gostou das dicas? Escolha uma obra e comece a leitura!

Leia também: 100 livros por ano: saiba como atingir esta meta

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário