29 julho 2019

Como fazer camiseta tie-dye em casa

Como fazer camiseta tie-dye em casa

A técnica do tie-dye (amarrar e tingir) permite criar diversas estampas personalizadas e únicas, utilizando corantes ou tintas para reaproveitar peças. Produzido há séculos nas culturas asiática, africana e americana, o método ficou popularmente conhecido entre as décadas de 60 e 70.

Para fazer sua camiseta tie-dye, você precisará de uma peça de roupa clara de tecido natural, corantes ou tinta de tecido, fixador e elásticos de borracha. Além disso, é importante utilizar luvas para evitar o contato dos produtos com a pele, jornais para forrar o chão e muita criatividade. O método de enrolar e amarrar é o que torna cada estampa única, porque isola algumas partes do tecido possibilitando formas exclusivas. Confira o passo a passo.

Prepare o tecido

Para não criar marcas ou falhas na camiseta, certifique-se de que o tecido não possui resquícios de sujeira, lavando-o com água e sabão neutro. A estampa em espiral é a mais prática para quem está iniciando e consiste em torcer a camiseta esticada em sentido horário partindo do centro, criando uma espécie de caracol ao final do processo. Após essa etapa, utilize o elástico para amarrar o tecido formando um “x” que o divida em quatro partes.

Tingindo a camiseta

Ferva a água em panelas separadas de acordo com a quantidade de cores que sua camiseta terá, diluindo cada corante. Em seguida, borrife água na camiseta já amarrada apenas para que fique umedecida, sem encharcá-la. Em cada parte dividida pelos elásticos, derrame a tintura aos poucos, alternando as cores.

Para a fixação

Você pode utilizar um fixador de corante comum, encontrado em armarinhos, ou optar pelo método caseiro.

Ferva um litro d’água em uma panela, acrescente uma colher de sopa de sal grosso, uma de vinagre branco e uma de amaciante. Deixe a peça repousar por 10 minutos na panela e retire.

Finalização

Após a secagem em um lugar bem ventilado, lave a camiseta individualmente para retirar o excesso de tinta e evitar manchar outras peças. Deixe secar e passe-a com um ferro para finalizar o processo.

Leia também: Aprenda a tingir tecidos e fibras naturais usando plantas

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário