06 setembro 2018

A Independência do Brasil

A Independência do Brasil

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do País, pois marca o fim do domínio português e a conquista de nossa autonomia política e econômica.

Em 1807, Napoleão Bonaparte invadiu Portugal, forçando a vinda da família real portuguesa para o Brasil, com toda a corte. Milhares de pessoas desembarcaram no litoral do Rio de Janeiro, que se tornou o centro do Império Português.

Dom João VI, príncipe regente, autorizou a construção de várias fábricas e a fundação do primeiro Banco do Brasil. Além disso, abriu os portos brasileiros para todas as nações amigas, possibilitando que o país fizesse comércio com o mundo inteiro.

Entretanto, em 1821, iniciou-se uma revolução em Portugal, em que as elites políticas de Lisboa adotaram uma nova Constituição. Receando perder o trono, dom João VI voltou para Lisboa, deixando seu filho dom Pedro como príncipe-regente no Rio de Janeiro.

Dom Pedro I

Dom Pedro I (fonte: InfoEscola)

As cortes de Lisboa não aprovaram as medidas administrativas tomadas por dom Pedro. Com a intenção de recolonizar o Brasil, passaram a pressionar o príncipe para que também retornasse a Lisboa.

Contudo, em 9 de janeiro de 1822, após receber uma lista com aproximadamente 8 mil assinaturas solicitando sua permanência, declarou:

“Como é para o bem de todos e para felicidade geral da nação, estou pronto. Digam ao povo que fico.”

Estátua da independência 

Em setembro do mesmo ano, as cortes de Lisboa enviaram um documento, exigindo o retorno do príncipe para Portugal, sob ameaça de invasão militar caso o requisito não fosse cumprido. Ao tomar conhecimento do documento, dom Pedro, que estava viajando para São Paulo, às margens do rio Ipiranga, declarou a independência do país no dia 7 de setembro de 1822.

Então, o príncipe se tornou dom Pedro I, imperador do Brasil.

 

Veja também: Dia do Folclore Brasileiro

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário