20 abril 2020

Você é flexitariano?

Você é flexitariano?

Atualmente, muitas pessoas optam por diminuir o consumo de proteína de origem animal. Por essa razão, surgiu um novo conceito alimentar, o Flexitarianismo, que consiste em ter uma alimentação rica em vegetais sem excluir por completo o consumo de alimentos de procedência animal.

Segundo a nutricionista Daw Jackson Blatner, criadora do conceito, o flexitarianismo é um estilo de vida que incentiva a redução de produtos de origem animal e tem como objetivo proporcionar benefícios para a saúde e reduzir os impactos causados ao meio ambiente.

Em uma alimentação vegetariana, as pessoas eliminam a carne e todos os alimentos de origem animal, já a vegana exclui completamente os alimentos derivados de animais e todos os produtos, como vestuário, protetor solar, cremes, remédios e outros cosméticos. Existe também o ovolactovegetarianismo, no qual a alimentação é baseada em vegetais e derivados de origem animal, como  ovos e leites. No entanto, a carne é excluída por completo.

Como o flexitarianismo fica entre esses três conceitos, os flexitarianistas não podem ser considerados vegetarianos ou veganos, mas muitas pessoas e especialistas acreditam que o flexitarianismo pode ser um caminho de transição para retirar por completo da alimentação os alimentos de origem animal.

Embora o nome da dieta seja uma combinação entre as palavras flexível e vegetariana, não há regras claras ou números recomendados de calorias e macronutrientes, mas é importante ter o acompanhamento de um nutricionista.

você é flexetariano - SEPAC

Confira os princípios do conceito:

  • Consumir mais frutas, verduras, legumes e grãos integrais;
  • Concentra-se nas nas proteínas das plantas;
  • Não consumir carne todos os dias;
  • Evitar alimentos processados e dar preferência à forma natural dos alimentos;
  • Limitar a ingestão de açúcares.

Diminuir o consumo de proteína animal é uma forma de colaborar com a redução de mudanças climáticas, da poluição e da exploração dos recursos naturais. Existem várias dietas que podem ser adotadas com o intuito de amenizar todos esses impactos, uma delas é o flexitarianismo.

Leia também: Como preparar um evento que receberá convidados com restrições alimentares?

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário