Trocas saudáveis na alimentação para quem malha
Quando você pratica exercícios regulares com um objetivo, é importante ter consciência de que a alimentação deve receber o mesmo cuidado, pois o organismo precisa de mais nutrientes quando executa atividades físicas. Consumir certos alimentos antes e depois de malhar traz ainda benefícios particulares.
4 trocas saudáveis na alimentação para malhar
Para que o seu organismo tenha a quantidade necessária de energia para gastar e se recuperar depois, é fundamental escolher bem os alimentos pré e pós-treinos. Veja algumas trocas saudáveis na alimentação.
Pré-treino
· Chocolate por fruta
É comum o consumo de açúcar antes do treino. Mas no lugar de um doce como o chocolate, prefira uma fruta com alto índice de açúcar, como a laranja ou a maçã. Você pode até mesmo fazer um suco sem peneirar. O ideal é ingerir a fruta cerca de uma hora antes da prática do exercício.
O açúcar presente nesses alimentos chega à corrente sanguínea lentamente e induz o organismo a utilizar a gordura como fonte de energia na hora de um exercício aeróbico de longa duração como a corrida, ou em uma atividade de alta intensidade e curta duração, como a musculação.
· Pão branco por pão integral
Além de proporcionar energia, o pão integral tem baixo índice glicêmico, ou seja, seus carboidratos levam mais tempo para ser absorvidos e não elevam muito a quantidade de açúcar no sangue, diferente do pão fabricado com farinha branca. Consuma uma hora antes de iniciar a atividade física.
Pós-treino
· Isotônicos por suco de fruta
O corpo leva até 24 horas para se recuperar de uma atividade muscular intensa. Para ajudar no processo de recuperação dos músculos e manter-se hidratado, sucos de fruta naturais são recomendados, pois representam uma fonte de energia rápida e saudável. Consuma até 30 minutos depois do treino.
· Arroz branco por arroz integral
Esta regra vale para todos os cereais da sua dieta: assim como o pão, as opções integrais são muito mais nutritivas, além de ótimas fontes de energia para o organismo.
Veja também: O que é e quais são os benefícios da calistenia
Deixar um comentário