Tendências alimentares para 2022
Especialmente nos últimos dois anos, percebe-se um significativo aumento na busca por mais qualidade de vida e hábitos saudáveis. Nesse sentido, um dos aspectos mais importantes é a alimentação. Confira abaixo as tendências alimentares para 2022.
Movimento zero waste
Na onda da sustentabilidade e do consumo consciente, uma das tendências alimentares previstas para este ano é o movimento zero waste (desperdício zero). Ele defende o não uso de embalagens ou o uso de alternativas recicláveis, o gerenciamento de estoque, a logística reversa e os aplicativos de compartilhamento de comida, tudo para evitar desperdício e reduzir os impactos ambientais.

Alimentação balanceada
Mais do que nunca, a busca por uma alimentação saudável tem moldado o estilo de vida das pessoas e resultado em escolhas mais criteriosas voltadas ao bem-estar.
Nesse contexto, algumas tendências ganham força, como dietas para fortalecer o sistema imunológico – ricas em frutas e outras fontes de vitaminas – e para a boa saúde digestiva – que visam o consumo reforçado de proteínas e laticínios.
Upcycling
O movimento upcycling se destaca entre as tendências alimentares de 2022 como uma alternativa que reutiliza ou reaproveita matérias-primas, objetos e outros itens. Entre as empresas, criam-se meios cada vez mais sustentáveis de utilizar tudo que é resultante da fabricação de um produto. Assim, resíduos que seriam descartados são transformados em novos produtos ou aplicados em outros processos, evitando o desperdício.
Produtos vegetais entre as tendências alimentares

Os produtos vegetais são outra das tendências alimentares para este ano. Em 2021, os leites vegetais, por exemplo, cresceram 9% no interesse dos consumidores e 22% dentro das empresas do ramo. Espera-se que, além de aveia, amêndoas e outros cereais já utilizados, novos ingredientes ganhem destaque na produção de leites desta categoria, como a cevada.
A crescente preocupação com a proteção animal e ambiental irá, cada vez mais, expandir outras opções de alimentos à base de plantas, incluindo “laticínios” e “carnes” compostos de vegetais. Este movimento vem se consolidando especialmente no universo vegano, mas também entre as pessoas que buscam repensar a dieta e os impactos no mundo.
Inspire-se e inclua hábitos mais saudáveis e conscientes em sua rotina em 2022.
Leia mais: Bebidas refrescantes para os dias de calor
Deixar um comentário