Principais diferenças entre os churrascos brasileiro e argentino
Um bom churrasco deve ter aperitivos e pratos que harmonizem com o sabor da carne, fazendo com que a experiência seja completa. Apesar de ser uma paixão brasileira, há diferentes formas de assar carne ao redor do mundo. Mas você já se perguntou como é o preparo nos países vizinhos? Listamos as principais diferenças entre os churrascos brasileiro e argentino. Acompanhe:
O fogo
Considerado um dos elementos principais do churrasco, o fogo também é capaz de agregar sabor à carne. No Brasil, utiliza-se prioritariamente o carvão para fazer a brasa. Já na Argentina, a lenha é mais presente entre os churrasqueiros, o que exige um cuidado especial durante o preparo e proporciona sabor diferenciado à carne.
O sal
O modo mais tradicional de salgar a carne para o churrasco no Brasil é com sal grosso, que tem como principal qualidade evitar o ressecamento do corte. Com granulação mediana entre o sal de mesa e o grosso, o sal entrefino (ou parrillera) é o preferido em churrascos argentinos. Outra diferença é que ele é adicionado somente na metade do processo, enquanto no Brasil a carne é temperada no início.
Assando a carne
No Brasil, a brasa é feita abaixo da grelha ou espeto. Já os uruguaios e argentinos preferem uma grelha com calhas, para que a gordura escorra, e são adeptos da parrillada. Nesse método, a brasa fica disposta lateralmente, de modo que a queima não interfira diretamente no sabor da carne.

Cortes argentinos e brasileiros
- Ojo de bife = contrafilé
- Quadril = alcatra
- Tapa de quadril = picanha
- Bife ancho = ponta do contrafilé
- Bife de tira = miolo da picanha
- Bife de chorizo = miolo do contrafilé
- Vacio = fraldinha
Acompanhamentos

Os acompanhamentos mais tradicionais no Brasil são: farofa, arroz, salada e o famoso vinagrete. Na Argentina e até no Uruguai, os preparos indispensáveis são: batata frita, salada, legumes grelhados e molhos como a salsa criolla (uma espécie de vinagrete) e o chimichurri.
A forma de fazer o churrasco reflete as características culturais de cada país. Escolha aquela que mais agrada ao seu paladar e aproveite!
Leia também: Os melhores cortes de carne para hambúrguer
Deixar um comentário