13 outubro 2020

Principais diferenças entre os churrascos brasileiro e argentino

Principais diferenças entre os churrascos brasileiro e argentino

Um bom churrasco deve ter aperitivos e pratos que harmonizem com o sabor da carne, fazendo com que a experiência seja completa. Apesar de ser uma paixão brasileira, há diferentes formas de assar carne ao redor do mundo. Mas você já se perguntou como é o preparo nos países vizinhos? Listamos as principais diferenças entre os churrascos brasileiro e argentino. Acompanhe:

O fogo

Considerado um dos elementos principais do churrasco, o fogo também é capaz de agregar sabor à carne. No Brasil, utiliza-se prioritariamente o carvão para fazer a brasa. Já na Argentina, a lenha é mais presente entre os churrasqueiros, o que exige um cuidado especial durante o preparo e proporciona sabor diferenciado à carne.

O sal

O modo mais tradicional de salgar a carne para o churrasco no Brasil é com sal grosso, que tem como principal qualidade evitar o ressecamento do corte. Com granulação mediana entre o sal de mesa e o grosso, o sal entrefino (ou parrillera) é o preferido em churrascos argentinos. Outra diferença é que ele é adicionado somente na metade do processo, enquanto no Brasil a carne é temperada no início.

Assando a carne

No Brasil, a brasa é feita abaixo da grelha ou espeto. Já os uruguaios e argentinos preferem uma grelha com calhas, para que a gordura escorra, e são adeptos da parrillada. Nesse método, a brasa fica disposta lateralmente, de modo que a queima não interfira diretamente no sabor da carne.

churrasco - SEPAC

Cortes argentinos e brasileiros

  • Ojo de bife = contrafilé
  • Quadril = alcatra
  • Tapa de quadril = picanha
  • Bife ancho = ponta do contrafilé
  • Bife de tira = miolo da picanha
  • Bife de chorizo = miolo do contrafilé
  • Vacio = fraldinha

Acompanhamentos

argentina e brasil - SEPAC

Os acompanhamentos mais tradicionais no Brasil são: farofa, arroz, salada e o famoso vinagrete. Na Argentina e até no Uruguai, os preparos indispensáveis são: batata frita, salada, legumes grelhados e molhos como a salsa criolla (uma espécie de vinagrete) e o chimichurri.

A forma de fazer o churrasco reflete as características culturais de cada país. Escolha aquela que mais agrada ao seu paladar e aproveite!

Leia também: Os melhores cortes de carne para hambúrguer

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário