07 Março 2019

Pâtisserie: doces franceses clássicos

Pâtisserie: doces franceses clássicos

A pâtisserie francesa apresenta uma gama imensa de doces refinados, e é um dos estabelecimentos mais comuns de Paris.

Saiba mais:

O que é uma pâtisserie?

Em primeiro lugar, é interessante diferenciar a pâtisserie confeitaria dedicada a doces finos – da boulangerie – mais parecida com uma padaria, especializada em diversos tipos de pães. É comum, porém, encontrar estabelecimentos que unem as duas coisas.

O que é uma pâtisserie

Vamos aos clássicos doces franceses:

Éclair

Éclair

A éclair é conhecida como “bomba” no Brasil. É um doce feito à base de farinha e recheado com cremes de diversos sabores, como caramelo, frutas, café e, principalmente, chocolate.

Choux

Choux

Nossa famosa “carolina”, a choux nada mais é do que a éclair em um formato menor e redondinho. Os recheios são variados e a base da massa pode ser usada para compor outros doces, como profiteroles e a torta Saint Honoré.

Fraisier

Fraisier

Fraisier é um doce de morango que combina genoise (um clássico bolo francês sem fermento) e creme de baunilha. Ele ficou popular na década de 60, mas com uma pequena diferença: havia pistache na sua receita.

Macaron

Macaron

Foi a italiana Catarina de Médici quem apresentou o merengue à França. Mas somente muitos anos depois é que Pierre Desfontaines, o confeiteiro da famosa Ladurée, repaginou a receita para o formato que conhecemos hoje: um biscoito leve de merengue, crocante por fora e macio por dentro.

Flan

Flan

Esse doce lembra a textura do pudim e também traz uma massa no fundo e laterais que lembram uma torta. O flan tradicional tem sabor de baunilha, mas é possível encontrar muitas outras opções.

Saint Honoré

Saint Honoré

O nome desse doce vem do seu local de origem, a Rue Saint Honoré, em Paris. Ele é feito com massa folheada, choux e recheio de baunilha com chantilly.

Baba au rhum

Baba au Rhum

Há quem diga que esse doce é, na verdade, uma criação polonesa. Mas foi na França que ele ganhou sua popularidade e tornou-se tradicional. O baba au rhum é um bolo molhado com xarope de rum e pode ser acompanhado de creme ou chantilly.

Canelé

Canelé

Típico da região de Bordeaux, o Canelé é um pequeno bolinho que mistura baunilha e rum, de sabor muito especial.

Mille-feuille

Mille-Feuille

Mille-feuille, ou o nosso mil-folhas, é um doce francês consagrado. Ele leva bastante tempo para ser preparado e exige trabalho e muito cuidado, por isso nem todos os estabelecimentos o oferecem com a devida qualidade. O doce intercala folhas de massa crocantes com creme de baunilha.

Tarte au citron

Tarte au Citron

A torta de limão era servida aos reis no início do século XIX, como símbolo de riqueza. Foi assim que a tarte au citron se tornou um clássico da confeitaria francesa com sua massa sucrée – que possui uma proporção maior de açúcar e um creme de limão que pode ser feito de várias maneiras.

Veja também: 3 sobremesas geladas e fáceis de fazer

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário