07 Maio 2019

Ovo poché: 4 maneiras de fazer e acertar no preparo

Ovo poché: 4 maneiras de fazer e acertar no preparo

O ovo é um alimento comum na geladeira, muito versátil e usado como base de várias receitas. E se você é fã dos programas de culinária da TV, já deve ter ouvido falar de um dos clássicos da cozinha: o ovo poché.

É uma das maneiras mais saudáveis de preparar esse alimento, já que seu cozimento é feito na água, sem óleo. No entanto, muitas pessoas têm receio de fazer ovo poché, pois ele exige certa técnica. Apesar disso, ele é na verdade bastante simples, o que você precisa é de paciência e delicadeza no manuseio.

Veja maneiras práticas e fáceis de prepará-lo:

Com vinagre

Coloque água (500 ml) e vinagre branco (100 ml) em uma panela e leve ao fogo. Esquente a água até uma temperatura próxima à de fervura, mas sem borbulhar demais. Em seguida quebre o ovo cuidadosamente. Deixe cozinhar por 2 minutos e retire.

Para facilitar você pode quebrar o o ovo em outro recipiente antes de colocar na panela. Algumas pessoas costumam mexer circularmente a água com uma colher até formar um “redemoinho” e colocar o ovo dentro, para que o movimento concentre a clara e resulte em um formato mais bonito.

No plástico-filme

Se você tiver dificuldade em fazer o ovo diretamente na água, forre um pequeno recipiente com plástico-filme, pincele com óleo ou azeite e coloque o ovo. Depois, faça uma trouxinha com o plástico e coloque-a na água quente por 4 minutos. Nesse caso é importante que você espere a água ferver antes.

Pré-cozido

Aqui, a dica para o ovo poché ideal é cozinhar o ovo com casca por 10 segundos antes de quebrá-lo e colocá-lo na água com o vinagre. Isso ajuda a dar mais firmeza para as claras, facilitando o preparo.

Com um furinho

Essa dica é parecida com a anterior, e mais uma forma prática de preparar o ovo poché. Você deve fazer um furinho na casca do ovo com uma faca, antes de colocá-lo para cozinhar por 10 segundos. Em seguida, retire, quebre o ovo e coloque-o na água quase fervendo.

Depois de pronto, você pode temperar o seu ovo poché como quiser. Ele pode acompanhar torradas, massas ou saladas.

Veja também: Molho pesto: opção para variar com massas, peixes e saladas

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário