14 setembro 2020

Os melhores cortes de carne para hambúrguer

Os melhores cortes de carne para hambúrguer

Encontrado nos mais variados estilos, do fast-food ao sofisticado, o bom hambúrguer é a combinação de vários detalhes, que resultam em uma deliciosa experiência. Preparar a receita perfeita para você requer alguns cuidados que fazem toda a diferença em termos de sabor e textura. Hoje, conheça quais são os melhores cortes de carne para hambúrguer.

O que é o blend de carne?

Tradicionalmente, os hambúrgueres levam apenas um tipo de carne, como a fraldinha, por exemplo. Porém, como forma de agregar sabor e manter a suculência, é cada vez mais comum e recomendada a mistura de diferentes cortes. Assim, o blend é a seleção de carnes para o preparo do hambúrguer.

Para um blend equilibrado, buscam-se carnes de características complementares que tragam cor e textura e totalizem cerca de 20% de gordura. Para uma carne alta e suculenta, o ideal é que o hambúrguer cru pese entre 180 e 200 g, com 2 cm de espessura.

Cortes de carne

  1. Acém – O acém é um corte da parte dianteira do boi, entre o pescoço e a costela, também conhecida como ponta de agulha. O miolo de acém é uma das peças mais macias do animal e combina muito bem com outras carnes, trazendo  harmonização ao blend.
  2. Alcatra – Considerada um dos cortes nobres do boi, a alcatra está entre a coxa e o lombo do animal. A parte magra se divide em maminha, miolo de alcatra (baby beef), picanha, tender steak e top sirloin. O sabor e a textura macia a tornam uma das melhores escolhas para hambúrguer.
  3. Coxão duro – Também conhecido como coxão de fora, o coxão duro está localizado perto da picanha. A peça tem gordura na parte exterior, tamanho grande e fibras firmes e longas. Apresenta um ótimo custo-benefício para a preparação do blend.
  4. Fraldinha – A fraldinha é um corte localizado na lateral do boi. Pequena, macia, saborosa e suculenta, a peça é uma das carnes para hambúrguer preferidas para blends e churrascos.
  5. Peito – Assim como a fraldinha, o peito também está entre as carnes mais usadas. Envolto por uma camada de gordura, é uma carne abaixo do pescoço que conta com grande quantidade de fibras e músculos.
  6. Pescoço – O pescoço é a continuação do peito. Portanto, uma carne com muitas fibras e músculos, que também concentra bastante quantidade de gordura.
blend de carnes - SEPAC

Sugestões de blends para hambúrguer

  • Mistura com três cortes: 350 g de peito + 350 g de acém + 350 g de fraldinha + 250 g de gordura do peito.
  • Mistura com três cortes: 350 g de peito + 350 g de acém + 350 g de pescoço + 250 g de gordura do peito.
  • Mistura com coxão duro: 525 g de coxão duro + 525 g de peito + 250 g de gordura de peito.
  • Mistura com dois cortes: 525 g de fraldinha + 525 g de peito + 250 g de gordura de peito.
  • Mistura com dois cortes: 525 g de acém + 525 g de peito + 250 g de gordura de peito.

Todos os blends acima renderão cerca de 1,3 kg de carne, o equivalente a sete hambúrgueres de 180 g cada. Lembre-se de pedir ao açougueiro para moer duas vezes a carne depois que ele tiver acrescentado todos os cortes.

Hambúrguer caseiro de acém

Ingredientes

  • 525 g de acém
  • 525 g de peito
  • 250 g de gordura de peito
  • 14 tiras de bacon
  • 14 fatias de queijo prato ou cheddar
  • Cebolas cortadas em rodelas
  • Tomates cortados em rodelas
  • ½ alface-romana
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

– Moa ou peça para o açougue moer o acém e o peito, intercalando as duas carnes para que se misturem bem durante o processo.

– Forme bolas de 180 g com a carne moída e molde os hambúrgueres, sem manusear ou amassar demais a carne.

– Na hora de grelhar, tempere os dois lados dos hambúrgueres somente com sal e pimenta-do-reino.

– Na churrasqueira com o fogo em brasa ou na frigideira já aquecida, grelhe as fatias de bacon e as rodelas de cebola e reserve.

– Coloque os hambúrgueres no fogo e deixe-os, sem virar, até começarem a dourar.

– Vire-os, coloque duas fatias de queijo sobre cada hambúrguer e deixe grelhar até o ponto desejado.

– Um pouco antes de retirar a carne do fogo, abra os pães e aqueça-os levemente.

– Na hora de montar, passe maionese nos pães, disponha as fatias de tomate, o hambúrguer caseiro com o queijo, a cebola, as folhas de alface e o bacon.

Leia também: O mundo do churrasco

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário