23 maio 2019

Os diferentes tipos de facas de cozinha

Os diferentes tipos de facas de cozinha

A faca é um dos utensílios mais utilizados na cozinha no dia a dia. Por isso, saber o tipo certo para cada função pode fazer toda a diferença.

Enquanto alguns modelos servem para um grande número de tarefas, outros são específicos para uma função.

Conheça quais são e para que servem as facas mais usadas na cozinha.

Faca do chef

A faca do chef é multiuso, tem de 15 a 30 cm e apresenta a ponta ligeiramente curvada para deslizar na tábua. Corta desde legumes, frutas e verduras até carnes. Se você tiver que comprar uma única faca, essa é a ideal.

Santoku

É equivalente à faca de chef, mas de origem japonesa. Destinada para uso geral, seu nome traduz-se como “três usos”, referindo-se às três tarefas que essa faca desempenha muito bem: cortar, picar e fatiar.

Cutelo

O cutelo é ideal para cortar alimentos mais rígidos, como carnes com ossos ou congeladas. O corte preciso dessa faca a faz eficiente também para fatiar legumes, frutas e ervas.

Tipos de Facas - SEPAC

Faca para legumes

Essa é uma faca pequena, multiuso e muito boa para descascar frutas, legumes e vegetais. Também é excelente para trabalhos que exijam mais precisão, como limpar peixes pequenos e frutos do mar.

Faca serrilhada

A faca serrilhada é muito popular, pois é perfeita para cortar e fatiar o pão sem amassá-lo ou quebrá-lo. Também pode ser utilizada para cortar frutas e legumes. Por conta de seu formato, não precisa ser afiada, mas tem vida útil longa.

Faca para desossar

Essa faca é ideal para separar a carne dos ossos. Além disso, também serve para cortar peixes e frango. Por serem mais curvadas, oferecem maior controle para realizar cortes de precisão.

Modelos de facas - SEPAC

 Com essas dicas, veja como o preparo dos alimentos fica mais prático.

Veja também: Como manter a cozinha limpa e organizada

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário