29 março 2021

O camarão na culinária

O camarão na culinária

Protagonista de diversos pratos brasileiros, o camarão também é um ingrediente de sucesso em inúmeras culturas ao redor do mundo. Versátil e com um sabor único, o crustáceo pode ser incorporado em receitas simples e sofisticadas. Confira abaixo dicas sobre como aproveitar o camarão na culinária.

Preparo do camarão na culinária caseira

Para a execução de pratos que levam camarão, os cuidados devem começar no ato da compra. O ideal é verificar a boa procedência do fornecedor e optar pelos crustáceos em seu estado mais fresco. Dessa forma, você consegue uma carne mais firme. No caso de camarões congelados, recomenda-se evitar a compra quando estiverem envoltos em blocos de gelo, pois isso pode indicar que o alimento foi congelado de forma inadequada.

Mulher pesando camarão na peixaria - SEPAC

No momento do preparo, há algumas dicas para que o camarão fique perfeito. Em pratos grelhados, o ideal é que o camarão cozinhe por apenas dois minutos de cada lado, assim ficará com uma textura macia e suculenta, e não borrachuda. Para temperar, alguns condimentos que harmonizam bem são manjericão, orégano e alecrim. Em relação ao tamanho do camarão, recomenda-se que o pequeno, de sabor intenso, seja utilizado em receitas de caldos, molhos e massas, enquanto o grande, mais suave, costuma funcionar melhor em pratos como camarão ao alho.   

Receita de camarão grelhado

Há diversas receitas simples e saborosas que podem ser feitas em casa com o camarão. Nesta ele é acompanhado pelos seguintes ingredientes:

  • Sal
  • Pimenta-branca
  • Sumo de limão
  • Azeite
  • Manteiga
  • Alho picado
  • Salsinha picada

Modo de preparo

– Primeiramente, com os camarões frescos ou descongelados, faça uma incisão no dorso de cada um e retire a tripa.

– Caso prefira, remova também a cabeça, as pernas e a casca do crustáceo.

– Tempere os camarões com sal, pimenta e sumo de limão a gosto.

– Em uma grelha ou frigideira untada com um pouco de azeite, grelhe os camarões por cerca de 2 a 3 minutos.

– Sirva com um molho de manteiga derretida, alho e salsinha e deguste o prato com os amigos ou a família!

Chef preparando camarão em panela wok - SEPAC

Para pedir em restaurantes

Se você preferir um prato preparado pelas mãos de um chef profissional, uma boa pedida é o camarão no champagne com arroz de maçã.  Essa refinada receita de sabor intenso inclui camarão ao molho à base de creme de leite, cebola, alho, caldo de peixe e champagne. Como acompanhamento, é servido um delicioso arroz de maçã, que harmoniza perfeitamente.

Outra boa opção, mais tradicional, é o camarão à parmegiana. Este prato versátil para qualquer ocasião é preparado com suculentos camarões empanados, cobertos com molho de tomate e queijo. Com um toque brasileiro, a receita ainda vem acompanhada de arroz e batatas fritas.

Bom apetite!

Leia também: Como deixar seus-pratos bonitos como os de um chef

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário