22 novembro 2018

Na Islândia é possível cozinhar em um gêiser!

Na Islândia é possível cozinhar em um gêiser!

Reykholt é uma cidade da Islândia erguida sobre a lama do campo de gêiseres Myvatn. Curiosamente, a população rural utiliza os gêiseres como fogão para cozinhar!

Saiba mais sobre essa técnica!

Espírito low-tech para cozinhar em um gêiser na Islândia

Kolla Ivarsdottir construiu o seu fogão de gêiser improvisadamente. Ela utilizou o tambor de uma velha máquina de lavar roupas enterrado na terra, alimentado pelo calor de vulcões em formação. Ao redor do fogão, várias poças de água borbulham e soltam colunas de vapor.

O mais interessante de tudo isso é que a Islândia está sempre voltando-se para a conservação da energia, ainda que seja um país rico neste recurso.

Cozinhar em um gêiser na Islândia

Como turistas podem experimentar cozinhar em um gêiser

Para ter a experiência de cozinhar em um gêiser, basta viajar até uma cidadezinha do interior que ofereça um forno comunitário.

Em Reykholt, há um gêiser coberto com concreto e telhado de acabamento cru, que canaliza o vapor e a água quente, suprindo uma porcentagem da necessidade de calor e energia da comunidade moderna. Parte do vapor é direcionado para o forno comunitário da vila, onde é possível que turistas façam a sua própria refeição utilizando o gêiser.

Esta é uma maneira muito mais segura de cozinhar em calor geotérmico do que acessar diretamente um campo de gêiseres em ebulição.

Como turistas podem experimentar

Dentro do forno

O vapor que sai de dentro dos fornos de gêiser é bastante quente. Isso porque, em seu interior, a temperatura chega a atingir aproximadamente 93 ºC. Além disso, o cheiro natural do vapor é um pouco sulforoso, devido aos elementos que compõem as regiões mais profundas da Terra.

Paisagem islandesa

Outro ponto importante a ser lembrado é que, com um forno instalado na natureza, é possível cozinhar e comer admirando as incríveis paisagens da Islândia, famosas por suas auroras boreais.

Veja também: Turismo gastronômico: 7 destinos fora do comum

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário