19 setembro 2018

As melhores carnes para churrasco

As melhores carnes para churrasco

Quando vamos ao mercado, nos deparamos com diversas opções de carnes. Mas quais são os cortes ideais para preparar um churrasco para a família e os amigos?

Confira a lista com as melhores carnes para churrasco.

Picanha

Picanha

A picanha é suculenta e possui sabor incomparável. Pode ser temperada apenas com sal grosso ou com especiarias, como alho e pimenta-do-reino.

Para manter os sucos naturais da carne, é preciso selar a peça antes de assar. Para isso, basta colocar a picanha a uma altura próxima do fogo (cerca de 20 cm), girando até que cada lado comece a dourar. Em seguida, suba a carne e asse até o ponto desejado. A selagem faz com que a picanha fique muito mais suculenta e saborosa.

Costela

Costela

Seja de porco ou de boi, a costela é uma carne que sempre se destaca nos churrascos. Por possuir fibras mais grossas e compridas, seu tempo de cozimento é mais logo.

Pode ser temperada apenas com sal grosso ou ingredientes mais elaborados, como o molho barbecue, por exemplo.

Fraldinha

Fraldinha

A fraldinha é uma carne de corte pequeno e fibras longas. Além disso, possui pouca concentração de gordura, sendo conhecida como uma opção leve e macia.

É possível prepará-la na brasa da seguinte maneira: tempere-a bem com manteiga, limão, alho, sal e suco de laranja e a enrole em papel alumínio.

Maminha

Maminha

A maminha possui grande concentração de gordura e, justamente por isso, é macia, saborosa e suculenta. Você deve cortá-la sempre contra as fibras da carne.

Ela pode ser preparada no espeto ou em fatias, na grelha. É importante garantir que a carne não passe do ponto, para manter o seu sabor.

Alcatra

Alcatra

O miolo da alcatra é macio e tem menos gordura do que a picanha, sendo uma opção saudável e igualmente saborosa.

A alcatra pode ser preparada na grelha, mas pede atenção para não passar do ponto, uma vez que leva apenas de 15 a 20 minutos para ficar pronta.

Filé-mignon

Filé mignon

O filé-mignon é conhecido por ser uma peça nobre e raramente utilizada no dia a dia. Entretanto, essa carne é uma boa pedida para quem gosta de ousar no churrasco.

O corte é macio e adocicado e pode ser servido também em espetinhos com acompanhamento de outras carnes, como linguiça e bacon.

Contrafilé

O contrafilé também pode ser encontrado com os nomes de “lombo desossado” e “filé curto”. Para as pessoas que apreciam carne malpassada macia e com sabor acentuado, essa é a peça ideal.

O contrafilé pode ser servido fatiado e fica ótimo com cebola roxa assada. Que tal experimentar?

Veja também: Como temperar a carne para o churrasco

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário