31 agosto 2020

Lámen: o que é e como prepará-lo

Lámen: o que é e como prepará-lo

O lámen (ou “ramen”, na pronúncia japonesa) é um prato tradicional do oriente, de origem chinesa e difundido no território japonês a partir do século 19. Mas somente após a Segunda Guerra Mundial a receita ficou conhecida, quando restaurantes chineses se popularizaram no Japão, país hoje conhecido como “a terra do lámen”. O prato consiste em um caldo quente com macarrão e outros ingredientes e é uma deliciosa opção de refeição para os dias frios.

O que é o lámen?

O lámen é servido em um bowl com caldo quente e temperado, macarrão tipo oriental e ingredientes complementares que conferem cor, sabor, textura e aroma à receita.

Quais são os tipos de lámen?

Os lámens são categorizados com base nos ingredientes utilizados e no preparo:

  • Tempero do caldo: as opções mais comuns são shio (sal), shoyu (molho de soja) ou missô (pasta de soja e arroz fermentados).
  • Preparo do caldo: a base pode ser industrializada, geralmente com corantes e realçadores de sabor; porém, tradicionalmente, o caldo é natural e artesanal, levando ossos de galinha e porco, legumes, vegetais, cogumelos e outros ingredientes.
  • Leveza do caldo: é possível definir o lámen de acordo com a concentração e o peso do caldo. Kotteri é o caldo mais grosso, repleto de gordura animal e proteínas, com longo tempo de cocção. Já o assari é mais claro e leve, preparado com legumes, algas e peixes.

lamen - SEPAC

Como preparar o lámen?

Para preparar o lámen em casa, você vai precisar de:

  • Massa de macarrão oriental (hossomen, somen, udon ou soba);
  • Uma base de caldo de carne e vegetais;
  • Acompanhamentos variados (carnes, vegetais, algas, ovos).

– O caldo pode ser preparado com frango desfiado, pedaços de ossos de galinha, alho, cenoura, cebola, gengibre, shoyu e água.

– Corte grosseiramente os vegetais e acrescente todos os ingredientes na panela com cerca de 2 litros de água, incluindo o frango desfiado. Leve ao fogo e deixe ferver.

– Retire a primeira espuma produzida com a ajuda de uma escumadeira e depois cozinhe por aproximadamente 4 horas em fogo baixo.

– Em outra panela, cozinhe o macarrão na água e retire antes de ficar muito macio.

– Coloque em um bowl, cubra com o caldo bem quente e adicione os acompanhamentos que desejar.

Leia também: Jantar japonês: como fazer sushi

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário