09 Abril 2019

Guia para iniciantes na cozinha: dicas e instruções

Guia para iniciantes na cozinha: dicas e instruções

Todos sabem que existem muitas vantagens de cozinhar em casa. E mesmo que você tenha pouca prática e habilidade neste universo culinário, há diversas maneiras de aprender: aplicativos, livros de receitas e até mesmo filmes e séries.

Além de tudo isso, existem também alguns segredos básicos para que você prepare pratos com sucesso. Confira na matéria dicas e instruções que vão facilitar o seu dia a dia na cozinha!

Busque informações

Dica para cozinhar melhor - Busque informações - SEPAC

Para desenvolver interesse pelo assunto, busque informações. Aprender dicas é essencial para entender como preparar os alimentos. Existe uma infinidade de sites, blogs, canais no YouTube e programas de televisão que podem servir de inspiração.

Outro ponto bastante importante é aprender os termos que mais usamos na cozinha: “marinar” e “untar”, por exemplo. Pesquise ainda as medidas usuais de receitas, como colher de sopa e xícara de chá, e como fazer conversões.

Inove sempre que possível. Quando for ao mercado, à feira, observe os temperos e ingredientes e, em casa, procure receitas com eles. Na próxima ida ao mercado, adquira os ingredientes e prepare um jantar especial!

Obtenha utensílios

Obtenha utensílios para cozinhar - SEPAC

Uma cozinha equipada pode facilitar muito na hora de preparar as refeições. Por isso, adquirir utensílios, mesmo que básicos, é um ótimo investimento.

Planeje-se

Se a sua rotina é corrida, vale fazer um planejamento semanal das suas refeições. Antes de ir ao mercado, defina o que você irá preparar durante a semana e faça a lista de compras com base neste cardápio. Além de ganhar tempo, você irá economizar bastante.

Agora, confira algumas dicas que todo iniciante na cozinha deve saber:

O que refogar primeiro

O refogado de cebola e alho é a base de tempero no Brasil, perfeito para garantir um sabor incrível à comida. Mas o que refogar primeiro? O mais indicado é colocar a cebola antes, já que demora mais para ficar pronta, e então acrescentar o alho. Assim ele não queima.

Arroz soltinho

Para preparar um arroz soltinho e delicioso, o segredo é colocar duas medidas de água para cada medida de arroz. Em seguida, acrescente o sal e deixe cozinhar sem mexer, até que a água seque por completo.

Banho-maria

O que é Banho-Maria - SEPAC

Esta técnica consiste em aquecer, cozinhar ou derreter alimentos por meio do calor indireto. Os alimentos devem ser colocados em um recipiente menor, dentro de outro recipiente com água. À medida que a água aquece, os alimentos cozinham lenta e uniformemente.

Veja também: Como fazer uma bebida probiótica com beterraba

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário