08 novembro 2019

Filmes sobre gastronomia para ver, se inspirar e cozinhar

Filmes sobre gastronomia para ver, se inspirar e cozinhar

A gastronomia é um tema que tem ganhado cada vez mais espaço em streamings, podcasts e programas de competição culinária. Porém, não é de hoje que a culinária é tema das produções cinematográficas. Se você é um amante dessa categoria, confira a lista abaixo com filmes sobre gastronomia para ver, se inspirar e cozinhar.

O Tempero da Vida (2005)

O filme conta a história do professor de astrofísica Fanis Lakovidis, que aos quarenta anos de idade se encontra em um momento decisivo de sua vida, uma encruzilhada existencial que nem mesmo a ciência pode auxiliar a compreender. Em meio a este cenário, seu avô Vassilis, dono de uma filosofia culinária desenvolvida por ele mesmo, se aproxima de seu neto depois de anos, reacendendo memórias de acontecimentos familiares e culturais.

Como um Chef (2012)

Jacky Bonnot é um profissional talentoso e com objetivos de se tornar um chef renomado. Porém, devido à sua condição financeira, sempre precisou aceitar trabalhos temporários em pequenos restaurantes sem ter a oportunidade de provar suas habilidades. Sua sorte muda quando seu caminho cruza o do renomado chef Alexandre Lagarte, que está prestes a ser dispensado e substituído por um novo mestre culinário.

A Grande Noite (1996)

A trama acompanha a história de dois irmãos italianos que decidem abrir um restaurante nos Estados Unidos, e passam por uma série de situações que envolvem a escolha dos pratos, sua situação financeira e a contrariedade de pensamentos. Em meio a isso, ambos decidem promover um cardápio que fuja do convencional para servir aos convidados na noite de inauguração.

Soul Kitchen (2009)

Filmes sobre gastronomia - SEPAC

Zinos é o dono do restaurante Soul Kitchen. Após sua namorada o deixar para trabalhar em Xangai, o restaurante entra em uma crise financeira, fazendo com que Zinos opte pela venda do estabelecimento.

Faltando três semanas para fechar as portas, a situação começa a mudar graças à contratação de um novo chef, que transforma o cardápio, e de um DJ. Juntos, eles dão cara nova ao espaço e alcançam um sucesso inédito. Zinos decide então desistir da venda, mas pode ser tarde.

Julie & Julia (2009)

Para fechar a lista de filmes sobre gastronomia, “Julie & Julia” é baseado em fatos e conta a história de Julie Powell, uma jovem nova-iorquina que decide cozinhar todas as 524 receitas do livro escrito pela chef Julia Child. O desafio deve ser concluído em 365 dias e é relatado por Julie em seu popular blog, com o objetivo de alcançar o reconhecimento da famosa profissional.

Todos os filmes da lista mostram o poder de transformação da gastronomia, e como ela pode ser uma influência nas conquistas pessoais. Aproveite essas dicas para se inspirar na arte culinária.

Leia também: Dicas para quem quer aprender a cozinhar

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário