08 maio 2020

Entenda o lowsumerism: a onda do consumo consciente

Entenda o lowsumerism: a onda do consumo consciente

Refletir sobre o consumo desenfreado é a principal proposta do movimento Lowsumerism. O termo é a aglutinação das palavras low (baixo) e consumerism (consumismo). O movimento passou a se popularizar em 2015 quando uma empresa de pesquisa de comportamento de consumo, chamada Box1824, lançou o vídeo The Rise of Lowsumerism, no qual retrata a história do consumismo desde a Revolução Industrial até hoje.

Desde o lançamento do vídeo, o conceito tem se popularizado e muitas pessoas têm se preocupado em adotar hábitos que colaborem para a redução do consumo excessivo, tendo em vista que o processo da exploração dos recursos naturais prejudica significativamente o planeta. “O Lowsumerism é um reflexo do nosso momento político e econômico, mas também da percepção de que o consumo frenético é insustentável“, reflete Henrique Diaz, diretor da Box1824.

Segundo a instituição Global Footprint Network, se nós não alterarmos a forma como consumimos, a previsão é de um cenário catastrófico, pois antes de 2050, precisaríamos de dois planetas Terra para dar conta das nossas necessidades. Essa é uma questão que não diz respeito ao dinheiro, e sim à importância da preservação dos recursos naturais. “O Lowsumerism não trata de gastar menos dinheiro ou deixar de consumir, mas de fazer isso com sentido e consciência”, ressalta Diaz. De acordo com o vídeo produzido pela Box1824, um terço dos recursos naturais da Terra foi utilizado em apenas trinta anos. Diante dessa perspectiva, o vídeo propõe uma alternativa para mudarmos esta realidade: diminuirmos significativamente o consumo. Assim, será possível que o meio ambiente se renove antes do esgotamento absoluto.

consumo consciente - SEPAC

Embora possa parecer algo distante da realidade, a redução de consumo já tem ganhado força entre as empresas, cada vez mais preocupadas em adotar soluções sustentáveis. Mas, para que isso se reflita de uma maneira positiva ao longo dos anos é necessário que todos tenham a consciência da maneira como o consumo excessivo impacta as nossas vidas. Além disso, é preciso que as pessoas priorizem a compra de produtos advindos de empresas que atuam com sustentabilidade.

O vídeo também aborda fatores que devem ser questionados no ato de uma compra. A ideia do movimento não é fazer com que as pessoas mudem de vida de um dia para o outro, mas fazê-las enxergar o quanto gastamos com aquilo que não precisamos. Por isso, seguem alguns questionamentos que o vídeo nos propõe a fazer antes de adquirir um produto:

1- Você tem certeza de que precisa disso?

2- Você pode pagar por isso?

3- Você conhece a origem do produto e para onde ele vai depois de descartado?

4- Você não está se deixando levar por publicidade?

5- O mais primordial: essa compra prejudica o planeta?

6- Quantas dessas compras você acredita que o planeta pode suportar?

Diante de um cenário de consumismo exagerado que impacta as nossas vidas e o meio ambiente, é imprescindível repensarmos os nossos hábitos. O movimento lowsumerism pode ser uma boa alternativa.

Leia também: Substituições possíveis para uma rotina mais sustentável

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário