27 Março 2019

Dicas para uma alimentação saudável no outono

Dicas para uma alimentação saudável no outono

O outono traz consigo temperaturas amenas e clima mais seco. O organismo sente essas mudanças e são necessários mais cuidados com a saúde e também com a alimentação, já que a fome aumenta no período.

Veja algumas dicas que preparamos para uma alimentação saudável no outono.

Escolha produtos da estação

As frutas, verduras e legumes de época têm mais sabor e são mais baratos. Além disso, suas concentrações de vitaminas e minerais são mais altas, e a grande oferta faz com que os preços caiam. Opte pelo consumo de abobrinha, abacate, abóbora, agrião, batata-doce, berinjela, beterraba, espinafre, figo, goiaba, maçã e tangerina.

Consuma alimentos ricos em vitamina C

Os alimentos ricos em vitamina C são aliados de uma alimentação saudável no outono. Isso porque auxiliam na prevenção de doenças do sistema respiratório, como gripes e resfriados, e aumentam a imunidade do seu organismo, deixando-o mais resistente às variações climáticas. Laranja, limão, goiaba, caqui e maracujá são alguns exemplos.

Mantenha-se hidratado

Como o clima da estação é bastante seco, beber líquidos é muito importante para a saúde. Isso equilibra o organismo e traz a hidratação necessária ao corpo. A água é sempre a melhor escolha, mas os chás também são uma ótima alternativa e esquentam o corpo. Algumas opções são os chás com gengibre, cravo, canela, maçã e maracujá.

Dicas para uma alimentação saudável no outono - Hidratação - SEPAC

Evite alimentos gordurosos

Com as temperaturas baixas é comum sentirmos mais fome, sobretudo de comidas pesadas, como massas, carnes e doces. Não é preciso se privar destes prazeres, mas busque manter o equilíbrio e ingerir uma quantidade moderada de cada alimento.

Aqueça-se com sopas

As sopas são uma ótima opção para o outono. Elas possibilitam a ingestão de uma variedade de nutrientes em uma única refeição, garantindo energia ao organismo. Além disso, ajudam a aquecer o corpo no clima mais frio da estação. Na hora de prepará-las invista em receitas com grãos integrais, legumes e proteínas magras.

Dicas para uma alimentação saudável no outono - Sopas - SEPAC

Com essas dicas de alimentação saudável você pode aproveitar o melhor do outono e cuidar do corpo e da saúde.

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