03 agosto 2020

Dicas para o preparo de um café perfeito

Dicas para o preparo de um café perfeito

De aroma e sabor inconfundíveis, o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Expresso ou coado, quando consumido com moderação, o café é considerado um ótimo aliado da saúde, contribuindo com a melhora no desempenho cognitivo e físico, além de fornecer antioxidantes e nutrientes. Mas qual é o segredo para o preparo de um bom café? Acompanhe:

Grãos moídos na hora

Sempre que possível, faça a moagem dos grãos no momento de preparar a bebida. Dessa maneira, o sabor e os aromas intensos são preservados. Apesar de serem pouco usuais na cozinha do brasileiro, você pode encontrar moedores manuais à venda com facilidade em lojas especializadas.

A escolha do pó

Se você prefere a praticidade de ter o pó do café sempre disponível, sem a necessidade de moer os grãos na hora, é importante estar atento a alguns detalhes para garantir uma bebida segura e de qualidade.

  • Atenção à embalagem, os produtos fechados a vácuo conservam melhor o aroma e o sabor do café.
  • Opte por marcas que possuem o selo de pureza e qualidade da ABIC no rótulo, isso garante a procedência do café e assegura que o produto não tem outros resíduos sólidos, como mato ou insetos.
  • Algumas padarias e cafés também vendem o grão moído na hora, uma alternativa viável para quem busca um sabor especial.
  • Guarde sempre o café – seja em pó, em grão ou solúvel – em potes exclusivos e bem vedados. O contato com o oxigênio reduz o sabor e o aroma, por isso é importante a conservação correta.
  • Existem diversos tipos de café no mercado: tradicional, suave, forte, “da fazenda”, orgânico, gourmet… Experimente as variedades para escolher aquela que mais agrada ao seu paladar.
como fazer café passado - SEPAC

Água: ingrediente essencial

A água corresponde a 98% do cafezinho pronto. Portanto, lembre-se de utilizar água mineral ou filtrada e não deixe que ela chegue ao ponto de fervura, caso contrário, a acidez pode ser alterada. A temperatura ideal para passar um bom café é entre 90 e 96 °C, logo que ela começa a se agitar antes de ferver. Comece com uma proporção média de 35 g de café (3 colheres de sopa) para 500 ml de água. Utilize mais ou menos pó caso você deseje um café mais intenso ou, pelo contrário, mais suave.

Café com ou sem açúcar?

Deve-se evitar adoçar o café em qualquer circunstância, pois tanto o açúcar como o adoçante mascaram o sabor original da bebida. Ao colocar o açúcar no decorrer do preparo, o ponto de ebulição pode ser alterado e a bebida acaba perdendo algumas de suas características principais. Portanto, se você não dispensa um café doce, a dica é adicionar açúcar ou adoçante depois que ele estiver pronto.

Dicas para fazer a melhor escolha

  • Todo grão de café, antes de ser comercializado, passa por um processo de torra fundamental para a qualidade geral do produto. O ponto de torra está diretamente ligado ao sabor final da bebida.
  • O café tradicional é o tipo mais consumido pelo brasileiro. Dentro dessa categoria estão os tipos forte e extraforte, a diferença entre eles é justamente o ponto da torra.
  • O café especial é todo aquele que atinge no mínimo 80 pontos na escala da Specialty Coffee Association, usada no mundo todo. Ela vai até 100 e avalia aroma, sabor, acidez, doçura e harmonia, entre outros aspectos.
  • Os cafés gourmet são constituídos de café 100% arábica de origem única ou “blendados” (mistura de grãos de cafés especiais) que atendam às características de qualidade globais da bebida.
  • O café orgânico deve ser produzido livre de agrotóxicos, com sistemas que ofereçam equilíbrio entre o solo e a planta a partir do uso da matéria orgânica.
  • Um café superior é aquele cujo modo de produção é pensado para garantir mais qualidade ao grão.

Para finalizar, o café aguça o paladar, aproveite então para experimentar variações: coloque um pedaço de chocolate ao leite ou meio amargo no fundo da xícara, servindo o café quente por cima, uma maneira diferente e deliciosa de apreciar a bebida.

Leia também: 4 cafés muito apreciados no mundo

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário