24 janeiro 2020

Dicas para cozinhar sem óleo

Dicas para cozinhar sem óleo

Os diferentes tipos de óleo são largamente utilizados no preparo das refeições, seja para refogar, fritar ou assar os ingredientes. Porém, sabemos que seu uso deve ser moderado. Felizmente, há algumas maneiras de substituí-lo durante os preparos. Confira algumas alternativas para cozinhar sem óleo e fazer refeições mais saudáveis.

Use as panelas corretas

As panelas e frigideiras antiaderentes têm materiais que não deixam a comida grudar. Outras opções boas são o ferro fundido com esmalte e o titânio cerâmico. Na hora de fazer uma receita assada, forre sua assadeira com papel-manteiga, ou utilize uma versão antiaderente.

Adapte as receitas

Ao fazer molhos, que normalmente levam manteiga ou leite, procure utilizar ingredientes de origem vegetal. Para isso, você pode bater feijão, lentilha ou legumes como brócolis, por exemplo. Estes ingredientes deixam os molhos encorpados e não grudam nas panelas como os de origem animal.

Se você deseja fazer um molho de salada, é possível substituir o óleo por opções deliciosas e nutritivas. Aposte em sucos de frutas, especiarias ou cremes batidos de legumes de sua preferência.

Refogue de um jeito diferente

Você sabia que pode usar um pouco de água ou caldo de legumes caseiro para refogar? O segredo é observar quando o líquido evapora e ir adicionando novamente aos poucos. Mexa sem parar até que o alho, a cebola e outros ingredientes terminem de dourar.

Asse e doure

Os purês de legumes ou frutas são substituições saudáveis e saborosas para cozinhar sem óleo. Mas também é válido habituar seu paladar a alimentos assados em substituição às frituras. Tempere batatas, legumes e outros alimentos com ervas aromáticas, caldos de legume caseiros, nozes ou tâmaras batidas, cremes de origem vegetal e leve-os para assar, até que fiquem crocantes. É possível assar empanados à milanesa (sem ovos), que ficam muito saborosos e são uma alternativa saudável para a alimentação. Para isso, cubra o alimento com uma pasta de farinha ou amido com água ou leite vegetal sem açúcar e, em seguida, passe migalhas de pão ou farinha de mandioca. Distribua em uma forma antiaderente ou com papel-manteiga, e leve para assar.

Use a criatividade e substitua o óleo por ingredientes saudáveis que você tem em casa. Com as panelas certas e algumas técnicas culinárias simples, você prepara refeições deliciosas e muito mais saudáveis para toda a família.

Leia também: 5 receitas fáceis e inovadoras para impressionar convidados

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário