21 Maio 2021

Conheça os superalimentos e saiba como adicioná-los à dieta

Conheça os superalimentos e saiba como adicioná-los à dieta

Um grupo de ingredientes saudáveis e ricos em nutrientes está entre as tendências alimentares deste ano. Você imagina quais são eles? Conheça os superalimentos e saiba como adicioná-los à dieta.

O que são os superalimentos?

Os superalimentos se destacam nutricionalmente pela alta quantidade de gorduras boas, fibras, minerais e antioxidantes. Quando incluídos em uma dieta com variedade de alimentos, promovem ainda mais bem-estar e saúde. Alguns dos superalimentos mais conhecidos são:

  • Grãos e sementes: quinoa, lentilha, chia, cúrcuma e nozes
  • Frutas: açaí, kiwi, melancia, mirtilo e abacate
  • Legumes e verduras: batata-doce, inhame, acelga, espinafre, brócolis e tomate
  • Outros: cogumelos, chá-verde, salmão, ovos e azeite de oliva

Benefícios de consumir os superalimentos

Adicionar os superalimentos nas refeições diárias oferece muitos benefícios. Além de ajudar quem busca emagrecer, eles aumentam a longevidade prevenindo doenças cardíacas, diabetes e problemas digestivos, entre outros. Os superalimentos, juntamente com uma dieta saudável, também contribuem para o bom funcionamento do organismo, fornecendo mais disposição, aumentando a imunidade e deixando a pele com um aspecto mais bonito.

Como adicionar os superalimentos à dieta

Mulher consumindo superalimentos em umam refeição balanceada - SEPAC

É importante enfatizar que embora sejam comprovadamente superiores nutricionalmente, eles devem estar inseridos em uma dieta balanceada mais ampla, com uma variedade de frutas, legumes e verduras. Além disso, para ter mais saúde e qualidade de vida é essencial alinhar uma boa alimentação à prática regular de atividades físicas

Para adicionar os superalimentos à dieta, o ideal é variar o cardápio com frequência, com receitas práticas para o dia a dia. Uma sugestão é fazer sucos com frutas e hortaliças como o espinafre. Já para o almoço, é interessante preparar saladas acompanhadas de legumes grelhados, alguma proteína, como o salmão, e algum carboidrato, como a batata-doce.

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