01 março 2021

Conheça os diferentes tipos de macarrão

Conheça os diferentes tipos de macarrão

Alimento de base da gastronomia e presente nas mais diversas culturas mundo afora, o macarrão é um ingrediente extremamente popular e apresenta inúmeras variações. No Brasil, é considerado um dos alimentos mais populares e tem presença frequente no cardápio.

Para efeito comparativo, atualmente o Brasil é o terceiro maior consumidor de macarrão do mundo, atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos, comprovando a paixão pelas massas. Você consegue identificar alguns dos tipos mais comuns de macarrão? Confira no post de hoje.

Massas longas

Espaguete

O espaguete dispensa apresentações e, entre as massas longas, destaca-se pela vasta utilização. A receita italiana clássica leva apenas água e farinha, mas hoje em dia é comum encontrar versões com um terceiro ingrediente, o ovo. Além de base para o prato principal, é indicado para saladas e entradas.

Fettucine e pappardelle

prato de Rigatoni sobre a mesa - SEPAC

Essas são massas similares e facilmente confundidas devido ao formato de tiras compridas. Para não esquecer, o pappardelle é mais largo (cerca de 2 cm), enquanto o fettucine é mais achatado e estreito (cerca de 7 mm). Combinam com molhos que levam carne, como o ragu ou bolonhesa.

Bucatini

macarrão com furinho - SEPAC

O bucatini, ou perciatelli, é uma massa similar ao espaguete, porém mais grossa e com um furo no centro que o transpassa do começo ao fim. Típico da região de Lazio, na Itália, é uma das massas longas preferidas na cozinha devido ao seu comprimento, que pode chegar a 30 cm. Costuma ser servido com molhos amanteigados, legumes, queijos, pancetta ou sardinhas.

Capellini

cabelinho de anjo ou macarrão ninho - SEPAC

Popularmente conhecido como “cabelinho de anjo”, devido à delicadeza dos fios, o capellini deve ser manuseado com cuidado para não quebrar. Pelo mesmo motivo, indica-se o uso em molhos mais leves, como o pesto, ou em sopas e ao forno, para preservar o formato.

Massas curtas

Farfalle

porção de macarrão gravatinha - SEPAC

Em italiano, “farfalle” significa “borboleta”. No Brasil, pode ainda ser encontrado com o nome de “gravatinha”. Trata-se de uma massa curta usada no preparo de receitas frias, como saladas, ou pratos quentes, como sopas. Em tamanho menor recebe o nome de “farfallini”, e maior, “farfallone”. Para ganhar o formato conhecido, a massa ainda fresca é cortada em quadrados e as laterais são unidas ao centro.

Penne

macarrão Penne popular - SEPAC

O penne possui formato de tubo, com as pontas cortadas diagonalmente e um espaço interno para receber os molhos. Os tipos de penne com superfície riscada são ideais para molhos à base de óleo, já os lisos são indicados para molhos mais densos e cremosos.

Rigatoni

massa Fettucine - SEPAC

Similar ao penne, sua principal diferença além do tamanho maior está nas extremidades retas. Devido ao formato largo e cilíndrico, o rigatoni pode ser recheado com carnes, queijos ou legumes e servido acompanhado de molhos cremosos ou encorpados.

Fusilli

macarrão parafuso - SEPAC

Também conhecido como “parafuso”, o fusilli é um dos tipos de macarrão mais populares. O formato espiral colabora para uma melhor absorção de molhos, como bolonhesa ou sugo. As versões coloridas são perfeitas para incentivar a alimentação das crianças.

Dicas para o preparo do macarrão

– Para cada 100 g de macarrão, utilize 1 litro de água

– Os italianos defendem que a água para o cozimento deve estar “salgada como o mar”

– Coloque o macarrão para cozinhar apenas quando a água estiver fervendo

– Evite colocar óleo na água, ele impede a aderência do molho à massa

– Considere sempre como base o tempo de preparo descrito na embalagem

– Evite quebrar a massa para caber na panela. Massas longas devem ser cozinhadas inteiras

Leia também: 3 receitas especiais de hambúrguer para você experimentar

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário