14 janeiro 2020

Conheça a alimentação plant-based

Conheça a alimentação plant-based

Há muitas dietas disponíveis para o emagrecimento e um estilo de vida mais saudável. No entanto, a plant-based (dieta baseada em plantas) é consenso hoje entre nutricionistas e médicos, graças aos benefícios nutricionais para a saúde. A ideia desse tipo de alimentação é consumir mais alimentos vegetais (grãos, sementes, verduras e legumes) e menos alimentos de origem animal. Além disso, a dieta promove eliminar o que é ultraprocessado. Confira como funciona a alimentação plant-based.

Maior ingestão de vegetais

A base dos pratos no dia a dia são os vegetais. Quanto maior a diversidade de cores na alimentação, melhor. Por isso, são consumidos mais grãos e leguminosas, legumes em geral, vegetais folhosos e tubérculos. Molhos para salada ou temperos devem ser feitos em casa, com ingredientes frescos.

Redução do consumo de carnes

A alimentação plant-based é flexível e não prega a proibição da carne, mas sim, sua redução. Os itens de origem animal passam a ser apenas acompanhamentos do prato, usados em menor quantidade. Isso auxilia em uma maior ingestão de fibras e, consequentemente, promove mais saciedade após as refeições.

Preferência por grãos integrais

A dieta propõe uma substituição do arroz branco, por exemplo, por arroz integral. Isso também se aplica às farinhas dos pães, bolos, biscoitos e cereais matinais.

Ingestão de gorduras boas

As gorduras boas são muito necessárias à manutenção da saúde do organismo, por isso, estão presentes na alimentação plant-based. Elas são encontradas no peixe, no azeite extravirgem, nas castanhas, nas sementes e no abacate. Se consumidas com moderação, as gorduras boas promovem saciedade, controlando a fome, e fazem bem à saúde do coração e do cérebro.

Um dia vegetariano

É possível escolher um dia da semana para fazer um prato 100% vegetariano, mas com muito sabor e nutrientes. Lance mão de ingredientes como abóbora, couve, saladas de folhas, batata-doce, feijões, beterraba e outros que dispuser em casa.

Alimentos naturais

A alimentação plant-based é baseada na exclusão de comidas ultraprocessadas, ou seja, aquelas industrializadas com ingredientes demais nos rótulos. Prefira preparos caseiros que você pode fazer e levar na bolsa, como barras de cereal, bolos, pãezinhos, biscoitos, iogurtes ou ainda itens mais práticos, como castanhas, frutas ou frutas secas.

Preferência aos orgânicos

Procure feiras orgânicas em sua cidade e dê preferência a esses alimentos, já que não contêm agrotóxicos e agentes fitossanitários em seus cultivos. Embora o preço seja um pouco maior, vale a pena investir em prevenção e saúde.

A alimentação plant-based dispensa mudanças drásticas e pode ser adaptada ao seu dia a dia. Converse com seu nutricionista e estude a possibilidade de implantá-la, aos poucos, em sua alimentação. Assim, você se beneficiará com os nutrientes e com todo o sabor que a natureza pode oferecer!

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