Como variar o arroz de todo dia?
O arroz é parte fundamental da alimentação dos brasileiros. Além da combinação clássica com feijão, é um ingrediente versátil e pode ser utilizado em várias receitas diferentes. Se você deseja variar o arroz de todo dia, listamos algumas ideias neste post.
Varie os tipos de arroz
Existem diversos tipos de grãos para ir além do tradicional arroz branco (agulhinha). É possível encontrar facilmente no mercado opções como parboilizado, integral, cateto (“arroz japonês”), arbóreo, carnaroli (os dois últimos indicados para risotos, por conterem mais amido), basmati, preto, vermelho e outros. Cada um deles pode ter algumas diferenças no preparo, como o modo e o tempo de cozimento e o volume de água necessário, mas são uma boa pedida para mudar o cardápio.
Acrescente novos temperos
Acrescentar temperos diferentes no preparo também é uma boa opção. Você pode experimentar combinações variadas no cardápio da semana, usando ingredientes que provavelmente já tem em casa. Confira algumas sugestões:
- Ao fim do preparo, incorpore salsinha e cebolinha frescas.
- Use combinações de especiarias, como curry e cardamomo, páprica doce e colorau, açafrão e louro.
- Refogue couve picada em quadrados pequenos junto com o arroz. Você pode colocar um pouco de pimenta-caiena nesse preparo.
- Legumes picados, como cenoura, brócolis, chuchu e vagem, ficam ótimos cozidos com a versão integral.
- Faça um risoto com arroz arbóreo e cogumelos utilizando caldo de legumes.
- Acrescentar carnes ao preparo já rendeu pratos muito tradicionais, como a galinhada, o baião de dois com linguiça ou o arroz carreteiro.

Caso tenha sobrado arroz de algum preparo anterior, existem inúmeras maneiras de aproveitá-lo. É possível fazer bolinhos, arroz de forno e até mesmo arroz frito, com um toque oriental. Essas também são maneiras de incorporar outros itens que estejam na geladeira.
Leia mais: Como temperar frango de maneira fácil e deliciosa
Deixar um comentário