09 abril 2021

Como temperar frango de maneira fácil e deliciosa

Como temperar frango de maneira fácil e deliciosa

O frango é uma fonte de proteína que permite inúmeras preparações e combina com vários acompanhamentos e especiarias. Neste post, reunimos algumas sugestões de tempero para frango. Confira!

Preparo do frango

Antes de temperar o frango, é necessário prepará-lo. Caso ele esteja congelado, é importante que descongele dentro da geladeira. Aquecer a peça para acelerar esse processo pode não ser seguro e faz com que a carne fique seca e fibrosa. Se ao separar os pedaços de uma receita sobrarem aparas e ossos, estes podem ser utilizados para fazer um caldo para futuros preparos.

Sugestões de temperos para frango

Mostarda e mel

Uma opção deliciosa e prática para temperar o frango a passarinho ou partes como asa, pé, coxa e sobrecoxa é a combinação de mostarda e mel, que confere um toque agridoce à receita. Em um recipiente, misture uma colher de chá de mel para cada colher de sopa de mostarda e acrescente a gosto: tomilho, páprica doce e picante, sal e pimenta-do-reino. Passe bem o tempero na carne antes de levá-la ao fogo. Essa combinação fica deliciosa em receitas de panela ou assadas.

Salmoura

A salmoura é ideal para deixar a carne de frango suculenta e pode ser feita para temperar a carne para o churrasco ou grelhar filés. Coloque o frango dentro de um recipiente com 1 litro de água e aproximadamente 100 gramas de sal. Você pode ainda acrescentar alguns temperos, como páprica doce e folhas de louro. Para que o sabor penetre no frango, é interessante deixá-lo imerso nessa mistura por pelo menos 30 minutos. Depois disso, lave a carne e acrescente mais uma pitada de sal e pimenta a gosto antes de levar o frango ao fogo. Se for grelhar na frigideira, tire o excesso da água com toalhas de papel Stylus.

Marinada

As marinadas de frango são ótimas para assados, mas precisam ser preparadas com alguma antecedência para que o tempero seja absorvido. Você pode inclusive congelar o frango em sacos plásticos com a marinada e deixar para acrescentar sal e pimenta apenas antes de levar ao fogo. A base desse tipo de tempero é sempre um ingrediente ácido, um tipo de gordura e elementos aromáticos. Conhecendo esse conceito, é possível ser criativo e testar várias combinações. Confira algumas sugestões:

  • Azeite, caldo de limão e manjericão
  • Manteiga, caldo de limão, salsinha e alho amassado
  • Azeite, vinagre de arroz, gengibre, shoyu, açúcar mascavo, óleo de gergelim e pimenta
  • Óleo de coco, curry, caldo de laranja e cebola
  • Azeite, vinho branco seco, cebola e alecrim
  • Óleo de girassol, vinagre de maçã, mostarda dijon, mel e tomilho

Com essas dicas você poderá testar seus temperos favoritos e inovar nos preparos de frango do dia a dia.

Leia também: 6 formas de preparar frango na panela de pressão

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário