13 agosto 2021

Como preparar cogumelos

Como preparar cogumelos

Cogumelos são um alimento versátil e agregam textura, sabor e aroma a várias receitas. Não tão comum na dieta dos brasileiros, esse ingrediente incrementa o estrogonofe, saladas, pizzas e massas. Confira como preparar cogumelos e algumas ideias para variar os pratos do dia a dia.

Com sabor e textura encorpados, os cogumelos são uma alternativa interessante para quem busca reduzir o consumo de carne. Porém, embora tenham alto teor de minerais e fibras, não substituem toda a proteína animal. A recomendação é combinar cogumelos com outros ingredientes proteicos, como leguminosas e grãos.  

Os tipos de cogumelos mais populares no Brasil são o paris (champignon), o shimeji e o shitake, que podem ser encontrados in natura, em conserva ou desidratados. Para consumi-los frescos, recomenda-se higienizar os cogumelos antes do preparo. Para isso, evite lavá-los, pois eles são bastante absorventes e podem ter alterações na textura ou no sabor. O ideal é passar um guardanapo ou pano umedecido com água em sua superfície, retirando os resquícios de terra que costumam vir.

Receitas com cogumelos

Cogumelos ao alho e óleo

Cogumelos ao alho e óleo servidos sobre a mesa

Ingredientes

200 g de cogumelo paris

200 g de shitake

2 dentes de alho

4 colheres (sopa) de azeite

6 ramos de salsinha

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Após higienizar os cogumelos, corte-os ao meio ou em três fatias grossas. Descasque e pique o alho. Em uma frigideira em fogo médio, doure o alho no azeite. Em seguida, acrescente os cogumelos e tempere-os com sal e pimenta a gosto. Quando ficarem macios e dourados, desligue o fogo e acrescente a salsinha picada. Sirva a seguir. Esse preparo pode acompanhar várias receitas, como polenta, batatas assadas e massas.

Cogumelos orientais

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem

2 dentes de alho picados

250 g de shimeji

250 g de shitake

1/3 do maço de cebolinha picada

2 colheres (sopa) de gergelim branco tostado

2/3 de xícara (chá) de shoyu

1/3 de xícara (chá) de vinagre de arroz

1 colher (chá) de açúcar mascavo

1 colher (chá) de amido de milho

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Em uma frigideira quente, adicione o azeite e refogue o alho rapidamente, depois reserve. Na mesma panela, doure os cogumelos picados, evitando mexer para não soltarem água. Em seguida, volte o alho e acrescente a cebolinha, o shoyu, o vinagre, o açúcar, o amido, o sal e a pimenta, e cozinhe por aproximadamente três minutos ou até formar um caldo espesso. Retire do fogo e salpique gergelim torrado sobre o preparo. A receita pode ser servida com arroz primavera e frango-xadrez.

Molho de cogumelos

Molho de cogumelos sobre a carne

Ingredientes

300 g de cogumelos paris picados

2 colheres (sopa) de manteiga

Meia cebola picada

1 xícara de creme de leite

1 colher (chá) de noz-moscada

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Em uma panela grande, refogue a cebola e o alho na manteiga por alguns minutos. Quando a cebola estiver macia e transparente, adicione os cogumelos, o sal e a pimenta, refogando por aproximadamente cinco minutos. Com o fogo baixo, adicione o creme de leite e a noz-moscada, e cozinhe até que o preparo ganhe uma consistência cremosa. Esse molho pode ser a base para massas ou acompanhar carnes.

Leia também: 3 receitas de risoto para fazer em casa

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário