05 novembro 2021

Como higienizar frutas e verduras

Como higienizar frutas e verduras

Lavar bem os alimentos é essencial para garantir a saúde da família e eliminar microrganismos e toxinas. Veja neste post como higienizar frutas e verduras.

Desde o plantio até o transporte, é possível que os legumes, frutas e verduras tenham contato com agrotóxicos e pesticidas, além de larvas, vírus e bactérias. Por isso, o indicado é higienizar os alimentos logo ao chegar do mercado. Guardar os itens já limpos também economiza tempo no momento de preparar as refeições.

Produtos recomendados

Existem alguns produtos indicados para a limpeza dos alimentos que você talvez já tenha em casa. É possível, por exemplo, diluir uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água. A medida de cloro pode ser substituída por uma colher de sopa de bicabornato de sódio. Algumas pessoas utilizam vinagre na higienização, porém essa não é uma solução eficaz, já que a acidez não é suficiente para eliminar por completo os contaminantes.

Como fazer a higienização?

Como realizar a higiene correta das frutas e verduras

Com as mãos limpas, retire as partes das verduras e legumes que estiverem machucadas, removendo também o excesso de sujeira visível com água corrente. Em seguida, deixe os alimentos imersos na solução preparada por aproximadamente quinze minutos. No caso de alface, salsão e repolho, por exemplo, separe as folhas e talos individualmente para que fiquem completamente limpos. Após esse tempo, enxague novamente, e tome o cuidado de não contaminar os alimentos já higienizados com os que ainda serão limpos.

Para as frutas com casca, como melão, manga e abacate, lave-as em água corrente com uma esponja e gotas de detergente. Vale ressaltar que a esponja deve ser usada exclusivamente para higienizar alimentos.

Higienizando alimentos

Após a lavagem, é interessante secar bem as frutas e verduras com toalhas de papel Stylus, para que durem mais tempo armazenadas. Se preferir, você pode aproveitar para picar os itens que serão consumidos em breve.

Leia mais: Saiba como armazenar os alimentos na geladeira

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário