08 novembro 2021

Como harmonizar vinhos com as refeições

Como harmonizar vinhos com as refeições

Harmonizar vinhos com refeições pode parecer uma tarefa complicada, entretanto, basta atentar-se aos sabores e texturas predominantes de acordo com os tipos de alimentos. Confira abaixo algumas dicas para acertar.

Harmonizar vinhos brancos com refeições

De maneira geral, vinhos brancos tendem a harmonizar bem com frutos do mar, risotos de legumes, carnes brancas e aperitivos. É válido, entretanto, atentar-se ao tipo de vinho branco.

Bebidas de sabor mais adocicado são ideais para acompanhar sobremesas como cheesecake ou mesmo queijos maturados de massa semidura. O vinho branco seco, por sua vez, harmoniza melhor com carnes brancas grelhadas ou com molho leve, receitas que levam queijo de cabra ou uma fondue de queijo entre amigos.

Dicas para harmonizar vinhos ao peixe

Vinho tinto para acompanhar pratos

Vinhos tintos são considerados altamente versáteis e harmonizam bem com uma variedade de carnes e pratos. Tintos leves são uma ótima pedida para acompanhar pizza ou massas com molhos suaves, bem como carnes como fígado e vitela. Os secos, por sua vez, combinam com queijos amarelos, frios em geral e molhos condimentados, de ervas ou de tomate.

O vinho tinto encorpado tende a harmonizar com o sabor de queijos maciços, como o provolone, e carnes de sabor marcante, como o cordeiro. Sua versão seca costuma ser um bom acompanhamento para receitas com carne assada ou fondue de carne, além de queijos brancos como camembert e brie.

Refeições com vinho rosé

O vinho rosé é ideal para agregar sofisticação e requinte às refeições. Ele harmoniza bem com receitas leves como salmão grelhado e frango assado.

Para além das carnes magras, esse tipo de vinho de coloração variada também acompanha bem pratos como tortilhas, verduras gratinadas, omeletes e entradas em jantares.

Harmonizar espumantes

Como harmonizar vinhos e espumantes

Especialmente em ocasiões comemorativas, os espumantes são ótimos para beber junto com aperitivos, entradas e sobremesas, bem como frutos do mar como salmão e lagosta.

A bebida também tende a proporcionar agradáveis sabores quando acompanhada de carnes gordas, aves assadas, embutidos e queijos de massa branca.

Dicas gerais para harmonizar vinhos

Além das dicas anteriores, alguns aspectos básicos podem ser levados em conta ao harmonizar vinhos com refeições:

  • Vinhos e alimentos da mesma região: ingredientes e vinhos cultivados na mesma região tendem a harmonizar, pois possuem semelhanças em termos de clima, solo e geografia.
  • Vinhos doces: combinam bem com pratos levemente apimentados, pois o açúcar reduz o efeito da pimenta e realça os demais sabores.
  • Vinhos ácidos: são um curinga para acompanhar receitas muito apimentadas, salgadas ou gordurosas, pois amenizam o sabor intenso e realçam os mais sutis.
  • Sal e pimenta em equilíbrio: em pratos com alto teor de sal ou pimenta, recomenda-se sempre utilizar vinhos com baixo grau alcóolico, pois do contrário a combinação tende a elevar a sensação do álcool, prejudicando a harmonização.

Com essas dicas, a harmonização de vinhos com receitas fica muito mais fácil, experimente.

Leia mais: 4 receitas pré-exercícios para potencializar o treino

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário