31 maio 2019

Como fazer aperitivo de grão-de-bico

Como fazer aperitivo de grão-de-bico

Quando assado, o grão-de-bico ganha uma textura crocante, tornando-se um petisco saudável. Com baixo teor calórico e rico em fibras, o grão-de-bico crocante também pode substituir os croûtons em saladas e sopas. Confira abaixo como preparar aperitivo de grão-de-bico.

Ingredientes

·       3 xícaras (chá) de água potável para o cozimento

·       1 xícara (chá) de grão-de-bico cru

·       ½ xícara (chá) de azeite de oliva

·       2 colheres (chá) de especiarias ou ervas frescas de sua preferência

·       1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

1.   Deixe o grão-de-bico de molho por 6 horas, no mínimo. Neste período, se possível, faça a troca da água pelo menos duas vezes. Após o tempo de molho, escorra e coloque os grãos em uma panela de pressão com 3 xícaras de água. Tampe e leve para cozinhar em fogo alto.

2.   Quando a panela pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por mais 20 minutos. Espere esfriar e despeje os grãos e a água em um pote com tampa e leve à geladeira.

3.   No dia seguinte, passe os grãos em uma peneira e reserve a aquafaba (líquido do grão-de-bico que pode ser aproveitado em outras preparações).

4.   Seque levemente os grãos com a ajuda de um pano e coloque-os em uma assadeira. Certifique-se de deixá-los bem espalhados para que fiquem crocantes.

5.   Regue os grãos com o azeite e salpique os temperos e o sal. Misture tudo com uma espátula para garantir que eles fiquem temperados uniformemente.

6.   Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos ou até dourar. A cada 10 minutos, chacoalhe a assadeira para que os grãos assem por igual.

7.   Espere esfriar antes de servir. Conserve em um pote hermético.

Veja também: Cookie vegano: receita fácil com pera e banana

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário