28 agosto 2020

Ceviche: saiba como preparar esta iguaria peruana

Ceviche: saiba como preparar esta iguaria peruana

Refrescante e com sabor inconfundível, o ceviche é um prato típico da gastronomia peruana. A iguaria remonta à tradição dos pescadores de pescar, cortar, temperar e comer os peixes dentro do próprio barco, normalmente marinando em suco de limão.

Com preparo prático, o ceviche tornou-se muito popular e hoje pode ser encontrado em diversos restaurantes especializados em frutos do mar, gastronomia peruana ou japonesa. Que tal fazer essa delícia em casa? Preparamos algumas dicas para ajudar você a preparar o ceviche.

Ingredientes versáteis e frescos

O ceviche é uma entrada prática e saborosa, ideal para dias quentes. Além do peixe, ele é preparado com limão, temperos e vegetais. A atenção que se deve ter é com a qualidade dos ingredientes, que precisam ser bem frescos para garantir o melhor sabor ao prato.

O peixe e o corte ideais

A receita de ceviche é flexível e permite o preparo com variados tipos de peixe. Os mais tradicionais são o linguado, o salmão branco ou a garoupa. Outra possibilidade é utilizar frutos do mar como o camarão ou a lula.

O corte deve ser sempre em cubos de tamanho uniforme, nem muito grandes, nem muito pequenos. Esse detalhe é importante, pois a espessura pode interferir no gosto e na textura do ceviche. Para garantir segurança no preparo do peixe, a dica é cortá-lo em um recipiente gelado, como uma superfície ou tábua fria, o que também ajuda a conservar a temperatura ideal do prato.

como fazer ceviche - SEPAC

Acompanhamentos

Para acompanhar e ajudar a equilibrar a acidez da receita, você pode optar por milho-verde cozido ou tostado (típico do Peru), chips de banana-da-terra, purês ou pedaços de batata-doce, inhame ou mandioca.

Receita de ceviche com peixe branco

Ingredientes

  • 200 g de peixe branco (robalo, linguado, tilápia ou outro de sua preferência)
  • 1 e 1/2 cebola-roxa
  • Sal e pimenta moída na hora a gosto
  • ½ maço de coentro
  • Suco de 2 limões

Modo de preparo

– Comece cortando o peixe em cubos e mantenha resfriado.

– Corte as cebolas em tiras bem finas e deixe-as por alguns minutos na água para tirar o excesso de acidez.

– Coloque o peixe no recipiente em que será servido e tempere com o sal e a pimenta.

– Esprema o suco dos limões e acrescente ao peixe.

– Coloque a cebola e o coentro e misture tudo muito bem.

Sirva gelado!

Leia também: Receita de sobremesas sem glúten

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário