23 Março 2020

Aquafaba para substituir o ovo

Aquafaba para substituir o ovo

A aquafaba é uma substância obtida a partir da água do cozimento de leguminosas como o feijão, o grão-de-bico e a lentilha, e pode ser utilizada para substituir o ovo em muitas receitas doces e salgadas. Saiba mais sobre este ingrediente muito consumido na culinária vegana.

Como usar

aquafaba como usar - SEPAC

Na forma líquida, a aquafaba age como um ingrediente de liga, servindo para receitas de biscoitos e brownies. Quando está mais reduzida, parecida com a clara do ovo, três colheres de sopa de aquafaba podem substituir um ovo e duas colheres de sopa substituem a clara de um ovo. Levemente batida, a aquafaba dá aeração às receitas, podendo substituir as claras em neve. Já batida firmemente, pode ser usada como cobertura ou base de macarons, pavlovas e suspiros.

Como fazer

É mais fácil obter a aquafaba do grão-de-bico enlatado. Entretanto, é mais saudável e nutritivo utilizar a água dos grãos que você mesmo cozinhou. Confira como fazer isso:

  1. Deixe 1 xícara de grão-de-bico de molho na água por, pelo menos, 6 horas. Coloque água suficiente para cobrir os grãos e troque-a a cada duas horas.
  2. Escorra e descarte a água do molho.
  3. Coloque o grão-de-bico em uma panela de pressão, adicione 3 xícaras de água e leve ao fogo alto.
  4. Quando a panela de pressão começar a fazer barulho, baixe o fogo e deixe por mais 20 minutos.
  5. Desligue o fogo, espere esfriar e despeje tudo em um pote com tampa.
  6. Leve à geladeira e deixe até o dia seguinte.
  7. Passe o grão-de-bico por uma peneira e armazene o líquido, que é a aquafaba.
grão de bico aquafaba - SEPAC

Para preparar “clara em neve”, despeje a aquafaba em um recipiente e bata com uma batedeira por cerca de 20 minutos. Já para fazer merengue, adicione 1 xícara de açúcar aos poucos e ½ colher de chá de extrato de baunilha e bata até ficar firme e brilhante.

Se você é adepto de uma dieta vegana ou quer ampliar suas opções, a aquafaba é uma ótima alternativa, pois pode ser utilizada para preparar pizzas, pães, maionese, manteiga e muitas outras receitas.

Leia também: A diferença entre sacarose, glicose e frutose

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário