24 junho 2019

Aprenda a maturar carne em casa

Aprenda a maturar carne em casa

Através do processo de maturação a seco, também chamado de dry-age, é possível acentuar o sabor, a suculência e a maciez da carne.

Durante o amadurecimento, a carne fica submetida a condições controladas de umidade e temperatura. Com o tempo, ela perde líquido e adquire uma casca. Mas é por dentro que a mágica da maturação acontece: as enzimas da carne quebram proteínas, uma atividade que proporciona um duplo efeito, de aumentar a maciez e garantir um sabor intenso.

Enquanto nos Estados Unidos os cortes dry-age já são populares há algum tempo, no Brasil a oferta de carnes maturadas ainda é escassa, por isso há a opção de você maturar carne em casa, saiba como:

Escolha um corte grande

Prefira utilizar cortes grandes, já que a carne encolhe com a perda de umidade. Além disso, quando estiver maturada, será preciso tirar uma parte substancial do exterior antes de consumi-la. O ideal é usar um Porterhouse ou um prime rib com a capa de gordura intacta.

Proteja a carne

Depois de desembrulhar e lavar bem a carne, envolva-a em um pano de algodão. O tecido permitirá que a carne “respire” e perca água durante o processo.

Mantenha a carne na geladeira

Apoie a carne em uma prateleira (não a coloque sobre um prato, por exemplo, pois assim ela ficará em contato com o próprio suco e não irá maturar adequadamente) e posicione-a na parte de trás da geladeira. Como a peça de carne exige bastante espaço livre e o cheiro pode penetrar em outros alimentos, o ideal é usar um frigobar ou um minirrefrigerador especialmente para a maturação.

Cuide da temperatura, umidade e ventilação

A temperatura ideal deve ficar entre 0 ºC e -2 ºC e a umidade em 85%. Você pode colocar um termômetro na geladeira para checar a temperatura. Também pode ser uma boa ideia usar um pequeno ventilador para permitir que o ar circule dentro do equipamento.

Remova a camada externa

A maturação pode durar entre 7 e 20 dias. Após esse período, desembrulhe a carne e use uma faca afiada para retirar a camada externa e fatiá-la na espessura que preferir.

Como maturar a carne em casa - SEPAC

Vale lembrar que a carne maturada tem uma cor mais escura e o seu exterior é mais resistente. Já a parte interna é macia e de tom marrom.

Veja também: 5 truques para os alimentos durarem mais

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário