20 Março 2020

Aprenda a limpar frutos do mar com perfeição

Aprenda a limpar frutos do mar com perfeição

Os frutos do mar são apreciados em todo o mundo e fornecem importantes nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais. No entanto, quando são preparados em casa, é necessária uma atenção especial na forma em que eles devem ser limpos. Como são ingredientes muito delicados, precisam de cuidados maiores durante a limpeza e preparo. Por isso, no post de hoje, você confere como limpar frutos do mar com perfeição.

Lagosta

lagosta delicioso crustáceo - SEPAC

Conhecida como um delicioso crustáceo, a lagosta é um fruto do mar que, devido ao exoesqueleto, a remoção da carne para o preparo e o consumo acaba sendo complexa. A maioria das pessoas costumam cozinhá-la viva ou imediatamente após o abate e, depois do cozimento, deixam de molho em gelo para poder destrinchá-la. Se preferir outro método para limpá-la, você pode retirar a cabeça, a cauda e as pinças. Nas lagostas com garras, remova a carne que já estava cozida com a ajuda de martelo. Se preferir uma maneira mais simples, é só separar a cauda, que concentra mais carne, cortá-la ao meio no sentido de comprimento e grelhar na churrasqueira.

Camarão

como descascar camarão - SEPAC

Caso você tenha comprado camarão com casca, retire a cabeça e depois a casca, mas a cauda pode ser mantida dependendo da receita que será preparada. No caso do camarão congelado, o procedimento deverá ser o mesmo, uma vez que nem sempre estão limpos. Os órgãos do camarão precisam ser retirados enquanto o camarão estiver cru, pois têm um sabor amargo e pouco agradável. Com uma faca afiada, force um corte superficial ao longo do lombo do camarão para expor o veio intestinal e assim retirar com a faca. Depois, é só lavar o camarão em água fria e colocar para escorrer até secar.

Lula

lula em rodelas - SEPAC

Se você não sabe por onde começar, fique tranquilo, com um passo a passo simples você vai limpar a lula com maestria. Primeiramente, segure a lula com uma mão e com a outra retire a cabeça, os órgãos virão juntos e você só precisará retirar todas as entranhas limpando-a por dentro. Após, separe os tentáculos da cabeça, retire a cartilagem da boca, lave o tubo e os tentáculos e corte o tubo em anéis. Ou melhor, você pode optar por cozinhar a peça inteira ou em rodelas, fica a seu critério.

Deixar de preparar frutos do mar em casa por conta da limpeza trabalhosa é algo que deve ser desmistificado. Os frutos do mar são delicados e não são complicados de limpar. Essa é uma boa oportunidade para reunir os amigos e saborear um delicioso prato.

Leia também: Dicas para facilitar a sua vida na cozinha

Fonte: Uol e Tudo Gostoso

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário