17 dezembro 2021

Aprenda a fazer macarrão caseiro

Aprenda a fazer macarrão caseiro

O macarrão é certamente um dos pratos mais populares da culinária italiana e a pedida certa para receber familiares e amigos para um almoço de domingo. Para deixar o preparo ainda mais gostoso, aprenda neste post a fazer macarrão caseiro.

Comparada às opções prontas do supermercado, a massa caseira é mais rica em sabor e tem consistência leve e textura macia. Isso tudo com poucos ingredientes, que você provavelmente já tem em casa.

O sucesso do prato ao redor do mundo, aliás, possivelmente está ligado a sua simplicidade e capacidade de despertar lembranças. Não por acaso, o macarrão é preferência de muitas pessoas quando o assunto é comida afetiva. Entre os diversos formatos existentes de massa, confira a seguir o preparo do macarrão talharim:

Ingredientes:

200 g de farinha de trigo

200 g de sêmola de trigo

4 ovos

1 colher (sopa) de azeite

Sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, a sêmola e o sal e abra um buraco no centro. Em um recipiente pequeno, quebre um ovo de cada vez para garantir que estejam bons e transfira um a um para o centro da tigela com farinha. Utilizando um garfo, inicie misturando a gema e a clara dos ovos. Depois, em movimentos circulares do centro para a borda da tigela, agregue aos poucos a farinha.

Aprenda a fazer macarrão em casa

Quando tudo estiver incorporado, amasse o preparo com as mãos sobre uma bancada por aproximadamente quinze minutos, até que a massa fique lisa e macia. Em seguida, embale a massa em um filme plástico e a deixe descansar por trinta minutos em temperatura ambiente.

Após esse tempo, leve ao fogo uma panela grande com pelo menos dois litros de água. Desembale a massa e a divida em quatro partes sobre a bancada enfarinhada. Com a ajuda de um rolo ou garrafa, abra cada uma delas em formato retangular até uma espessura bem fina. Para o talharim, corte o retângulo de massa em fatias de meio centímetro.

Quando a água ferver, coloque duas colheres (sopa) de sal e acrescente o talharim. Solte os fios com um garfo e cozinhe por cerca de sete minutos. Escorra o macarrão e sirva em seguida com o molho que preferir.

Dicas para o macarrão caseiro

  • Preparar o macarrão com ovos caipiras dá mais cor e sabor à receita. Prefira as bandejas orgânicas e frescas.
  • A qualidade da farinha de trigo é essencial para essa receita. Escolha opções mais puras e finas ou as que a embalagem especifica o uso para macarrão.
  • A sêmola pode ser substituída pela mesma quantidade de farinha. Porém, ela faz bastante diferença na textura e no sabor.

Em vez de cozinhar no dia a massa, você também pode armazená-la, da maneira a seguir. Depois de cortada no formato desejado, deixe a massa secar (de preferência em um varal próprio para isso) por cerca de uma hora. Em seguida é possível guardá-la em sacos plásticos na geladeira por até três dias ou congelar o talharim por três meses.

Leia mais: 3 receitas de molho para macarrão

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário