22 abril 2019

5 passos para fazer manteiga em casa

5 passos para fazer manteiga em casa

Você já deve saber que creme de leite batido vira chantilly, mas você sabia que se continuar o processo o chantilly vira manteiga? Só é preciso uma batedeira, e como subproduto da manteiga você obtém ainda uma xícara de buttermilk, conhecido no Brasil como leitelho, para utilizar em outras receitas.

Acompanhe o passo a passo e acerte o ponto da manteiga feita em casa.

Ingredientes:

– 500 ml de creme de leite fresco

– ¼ de colher de chá de flor de sal (opcional)

Preparo:

  1. Comece batendo o creme de leite na batedeira em velocidade baixa. Vá aumentando a potência aos poucos, para o creme não espirrar. A primeira mudança é para o chantilly. Neste momento, antes de continuar batendo, raspe o que há nas bordas para o creme bater por igual.
  2. Continue batendo e quando o chantilly começar a virar manteiga, cubra a batedeira com um pano de prato para o leitelho não espirrar.
Como fazer manteiga - SEPAC
  1. Batendo por cerca de 5 minutos, a gordura do creme de leite vai se separar da parte líquida, transformando-se numa massa firme e amarela, a manteiga. Coloque em uma peneira forrada com um pano fino ou um coador de café. O líquido restante, cerca de uma xícara, é o leitelho ou buttermilk, que pode ser usado em outras receitas, como panquecas, biscoitos, pães e bolos.
  2. Segure o pano com a manteiga pelas pontas e aperte-o para sair o excesso de buttermilk. Separe uma tigela com água e gelo e mergulhe a manteiga para lavar e tirar o máximo de leitelho restante, espremendo com as mãos. Quanto mais pura, maior a durabilidade.
  3. Seque bem a manteiga com uma toalha de papel e transfira para uma manteigueira, ou embale em papel-manteiga. Outra opção é temperar com flor de sal antes de armazenar. A manteiga dura, em média, 10 dias na geladeira.

Leia também: Kefir: receita tradicional e benefícios

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário