20 agosto 2021

Pratique o desapego e organize sua casa

Pratique o desapego e organize sua casa

Deixar a casa em ordem é uma tarefa muito mais fácil quando mantemos nos cômodos somente o necessário. Com o hábito de doar objetos, é possível ajudar o próximo e ter um espaço agradável e harmônico. Confira algumas dicas para praticar o desapego e organizar a casa.

Por que praticar o desapego?

Antigamente, ter muitos objetos era visto como algo positivo. Porém, o consumo sustentável tem sido uma pauta cada vez mais presente no dia a dia. Assim, praticar o desapego é importante para que você tenha consciência em relação ao que possui e torne a casa mais funcional. Além disso, algo que você doa pode ser bastante útil para outra pessoa que realmente precisa.

A relação entre desapego e organização

Casal praticando o desapego com itens da casa

Manter apenas o necessário dentro de casa demanda menos tempo de arrumação e limpeza e ainda libera espaço nos cômodos. Por isso, desapegar daquilo que se utiliza menos ajuda na organização e destaca os outros objetos.

Organize sua casa com agilidade praticando o desapego

Confira algumas dicas para praticar o desapego e manter a casa organizada:

Comece aos poucos

Caso se desapegar de objetos seja algo novo para você, comece aos poucos, arrumando um cômodo ou mesmo uma gaveta por vez. Inicie retirando tudo do espaço para avaliar os itens que estão guardados. Se for organizar o guarda-roupas, por exemplo, coloque todas as peças sobre a cama.

Separe o necessário

Separe os itens em três categorias: manter, doar e descartar. Para ajudar na decisão, analise se o objeto foi de fato utilizado nos últimos meses ou se há outro motivo pelo qual você deseja mantê-lo, como valor sentimental ou necessidade de reparo.

Organize o espaço

Agora que você já sabe o que irá manter, é possível arrumar novamente o espaço. Aproveite para fazer uma faxina, limpando as gavetas e armários. Cestos e caixas geralmente ajudam no armazenamento, delimitando os lugares mais adequados para cada tipo de item.

Com essas dicas ficará mais fácil praticar o desapego, mas lembre-se que esse é um hábito que requer certa constância para manter a casa organizada. 

Leia também: Limpeza minimalista: economize tempo e dinheiro na faxina

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário