22 maio 2018

Morando sozinho: dicas para organizar a casa e a vida

Morando sozinho: dicas para organizar a casa e a vida

A decisão de ir morar sozinho envolve uma nova vida de aprendizado e responsabilidades, mas também o aconchego de ter o próprio espaço. Se você pretende dar esse importante passo, confira as dicas a seguir para organizar o seu canto.

 

Antes de se mudar

Aproveite a mudança para fazer uma triagem de tudo o que pode ser descartado ou doado. Muitas vezes, só nesse momento nos damos conta de que há roupas, sapatos e outros objetos em desuso.

 

Planeje rotinas

A sua rotina diária deverá incluir as principais tarefas de limpeza e organização: arrume a cama, troque o lixo do banheiro e da cozinha, lave a louça que estiver na pia e recolha os objetos fora de lugar. Com hábitos e gestos simples você facilita consideravelmente a hora da faxina e mantém tudo mais harmônico.

Em sua rotina semanal, eleja um dia na semana para trocar a roupa de cama e banho, outro para lavar as roupas e limpar a casa.

 

Atenção com a despensa e a geladeira

Morando sozinho - dicas para organizar a casa e a vida - SEPAC

Antes de comprar mantimentos, faça uma lista de tudo o que é preciso entre itens de higiene, limpeza e alimentação. Ao guardar os alimentos na despensa, mantenha na frente os que estão mais próximos do vencimento, para facilitar o controle da validade. Escolha um dia da semana para verificar se há algo na geladeira que deve ser descartado, e se notar que um produto de higiene está para acabar, anote na lista para não se esquecer na próxima compra.

 

Organize os papéis

A melhor maneira de manter todas as contas pagas em dia é organizá-las em uma pasta, junto com os comprovantes do que já foi quitado. Se preferir, você pode digitalizar as correspondências e fazer esse processo em seu computador, celular ou tablet.

 

Planeje as refeições da semana

Morando sozinho - dicas para organizar a casa e a vida - SEPAC

Para chegar em casa e ter sempre algo para o jantar, separe um dia livre da semana e faça refeições em quantidades maiores, para congelar em porções. Essa também é uma ótima alternativa para quem deseja levar o almoço para o trabalho e, assim, se alimentar de modo mais saudável.

 

Menos é mais

Uma decoração minimalista é mais prática para a limpeza e a organização. Coloque poucos objetos nos ambientes e, em vez de comprá-los, aproveite para fazer um chá de panelas com os amigos e a família, solicitando os itens que você precisa.

Se faltar tempo na semana para a limpeza de cômodos específicos, procure a ajuda de um(a) diarista profissional a cada quinze dias. Assim, você terá mais tranquilidade para continuar a limpeza semanal de modo mais leve.

 

Você já mora sozinho? Conte para nós, nos comentários, quais são os seus maiores desafios.

 

Veja também: Organizando talheres na cozinha

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário