27 dezembro 2018

Dicas para organizar a casa depois do Natal

Dicas para organizar a casa depois do Natal

Organizar a casa depois do Natal é prepará-la para o próximo ano, guardando os enfeites, decorando como antes e deixando tudo impecável para os novos 365 dias que virão. Mas por onde começar?

Confira nossas dicas!

Caixas organizadoras

Essas caixas são ótimas para guardar qualquer tipo de coisas, mas é importante ter uma específica para os enfeites de Natal, deixando tudo pronto e conservado, esperando pela próxima festa. Outro benefício é que elas mantêm os objetos livres de poeira e mofo.

O ideal é que as caixas fiquem armazenadas nas partes mais altas das prateleiras e armários, dando espaço para que os outros objetos, usados com mais frequência, fiquem ao alcance das mãos.

Caixa organizadora

Toalhas e estofados

No Natal, é muito comum usar velas na decoração e servir vinho aos convidados. E esses dois itens precisam de muito cuidado na hora da remoção, para preservar o melhor aspecto dos tecidos.

Velas

A cera que cai na toalha de mesa precisa ser removida cuidadosamente, evitando manchar ou rasgar o tecido.

Para removê-la, coloque uma toalha de papel sobre a cera e passe o ferro quente repetidas vezes. Dessa forma, a cera vai derreter e o papel fará a sua absorção. Depois é só lavar como de costume.

Decoração de Natal com vela

Vinho

Esta dica para remover as manchas de vinho serve para as toalhas de mesa, sofás e cadeiras. Basta fazer uma mistura de:

  • 1 litro de água
  • ½ copo de vinagre branco

Borrife a mistura sobre os tecidos e, com a ajuda de uma escova de cerdas macias, esfregue suavemente. Pode ser que a mancha não saia completamente na primeira vez, mas é só repetir o processo.

Defina um critério de desapego

Depois de guardar os enfeites de Natal, é hora de começar a “faxina de ano novo”, e o primeiro passo é estabelecer um critério de desapego, jogando algumas coisas fora e doando o que pode ser útil para outra pessoa. A ideia é livrar-se dos excessos.

Guarda-roupas

Organize o seu guarda-roupas

Faça uma limpeza no armário e reorganize todas as roupas, trazendo as peças de verão para as prateleiras mais acessíveis e deixando as de inverno acomodadas em sacos de TNT, que preservam os tecidos com uma boa ventilação, por isso, não ficam com “cheiro de guardado”.

Coisas para consertar

Se você tem um móvel necessitando de uma boa reforma, uma parede para pintar ou até mesmo um eletrônico que precisa ir para a assistência, essa é a hora de resolver tudo isso. Reserve seu tempo e dedique-se para deixar o seu lar mais confortável e equipado com o que for necessário.

Organize os documentos e contas

Papéis se acumulam com facilidade, por isso, organize tudo agora para manter assim ao longo do ano. Separe todas as contas, documentos e papéis importantes do ano em categorias dentro de uma pasta, como “aluguel”, “condomínio”, “telefone”, “despesas do carro”, etc.

Tire um tempo para cuidar de você

Tire um tempo para cuidar de você

Faça o que você gosta em um dia especial: compre um presente para você, vá ao salão de beleza, faça uma massagem, medite. É importante finalizar o ano e começar outro com as energias recarregadas e amor próprio.

 

Veja também: Usando vinagre na limpeza da cozinha

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário