05 Abril 2021

Dicas para melhorar o isolamento acústico da casa

Dicas para melhorar o isolamento acústico da casa

Especialmente no contexto de distanciamento social, a tranquilidade em casa passou a ser ainda mais valorizada. Seja pela vizinhança ou devido à infraestrutura da residência, ruídos podem ser uma fonte de incômodos constantes no dia a dia. Para contornar esse problema e melhorar o isolamento acústico da casa, confira abaixo algumas estratégias.

Portas e janelas

Caixilhos acústicos e vidros com dupla ou tripla estrutura são ideais para reduzir significativamente o impacto dos ruídos externos no interior da casa. Outra forma de barrar os sons que chegam através das portas e janelas é aplicar selante acústico nas frestas, brechas ou rachaduras. Frestas seladas barram a propagação do som pelo ar, aumentando o conforto dos moradores.

Piso laminado

Uma das soluções cada vez mais procuradas por aqueles que priorizam o bem-estar é o piso laminado. Esse tipo de revestimento é composto por placas que podem ser facilmente instaladas por meio de encaixes. Já conhecido por proporcionar boa absorção sonora, o piso laminado tem essa propriedade potencializada quando o revestimento é feito de madeira – material que melhora o isolamento acústico nos interiores.

Materiais fibrosos

Sala decorada com tapete fibroso e sofá ao fundo para melhorar o isolamento acústico – SEPAC

No que diz respeito à mobília e à decoração da casa, diversos itens podem ser incluídos na composição do lar visando reduzir ecos e outros sons. Especialmente em ambientes maiores, com menos móveis ou com superfícies de porcelanato e vidro, os estofados são uma ótima alternativa para barrar a reflexão do som. Além de contribuir com a questão acústica, peças como tapetes, cortinas, almofadas e mantas ainda criam uma atmosfera agradável e aconchegante. Graças à propriedade de absorção sonora desses materiais, eles auxiliam a filtrar ruídos e a evitar ecos.

Jardim vertical

Paredes finas ou sem estrutura isolante facilitam a passagem de sons dentro de casa. Uma forma de driblar isso é fazendo jardins verticais. Eles podem ser dispostos estrategicamente nos locais por onde os ruídos chegam com maior intensidade, já que atuam como barreiras volumosas e absorventes. Além de contribuírem para o isolamento acústico da residência, os jardins verticais proporcionam mais vivacidade e aconchego à decoração e auxiliam na manutenção de temperaturas mais frescas.

Sala decorada predominantemente em cinza e verde, com plantas e jardim vertical – SEPAC

Mantas acústicas

Especialmente em apartamentos, investir na instalação de mantas acústicas na infraestrutura tende a ser um grande diferencial para reduzir ruídos. A manta acústica no contrapiso ou no entreforro do apartamento é ideal para abafar sons como os de passos, móveis arrastando e objetos caindo no chão.

Soluções para isolamento acústico como essas irão proporcionar dias e noites mais tranquilos e agradáveis, são acessíveis e podem ser facilmente encontradas no mercado.

Leia também: Como organizar a casa de forma rápida e prática

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário