19 fevereiro 2021

Dicas para fazer uma mudança organizada

Dicas para fazer uma mudança organizada

Desde a separação e o armazenamento dos objetos até a contratação de uma empresa especializada para o transporte, toda mudança de imóvel envolve uma série de preparativos. Cada etapa é importante para manter tudo dentro dos prazos, garantindo economia de tempo e dinheiro.

Se você está prestes a passar por essa experiência e busca formas de tornar esse momento mais tranquilo, confira algumas dicas para fazer uma mudança organizada.

Programe-se

A primeira providência é programar todas as etapas posteriores: data e horário da mudança, desligamento e transferência de endereços e prazos para ligação dos serviços essenciais, como água, luz, internet e telefone. Aproveite para comunicar o novo endereço também ao banco e empresas de cartão de crédito, corretoras de seguros, entre outras.

Organização

Antes da mudança em si, você vai precisar armazenar todos os itens da casa para o transporte. Nesse momento, vale usar caixas de papelão dos mais diversos tamanhos, facilmente encontradas em supermercados, comércios ou centros de reciclagem. Caixas organizadoras também são uma ótima escolha, além de manter tudo no seu devido lugar, alguns modelos com encaixe permitem que elas fiquem empilhadas.

etiquetando itens da mudança - SEPAC

Etiquetar é preciso

Enquanto você for empacotando tudo, aproveite para etiquetar e identificar o conteúdo das caixas de acordo com os cômodos da casa, por exemplo. Você pode escrever na fita ou usar adesivos coloridos. Dessa forma, após a mudança, ficará mais fácil achar cada coisa. Outra dica é visitar o novo lar antes e colar adesivos com cores ou nomes correspondentes nas portas de cada cômodo, assim você otimiza tempo na hora de organizar tudo no seu devido lugar.

Desapegue

Mudanças também são um ótimo momento para renovação! Aproveite para refletir sobre o que você realmente precisa levar para a nova casa, entre objetos decorativos, arquivos pessoais, roupas, móveis e eletrônicos. Lembre-se, quanto menos levar, mais fácil será arrumar tudo depois.

Tire fotos

Aparelhos de som, TV, computadores e eletros por diversas vezes possuem cabos parecidos. Uma ótima dica é tirar fotos de todos os cabos e conexões antes de desligá-los, desse jeito você poderá conferir exatamente onde cada conector estava, facilitando a instalação.

Mala com itens essenciais

Como grande parte dos objetos, roupas e itens da casa estarão empacotados para a mudança, uma recomendação é preparar uma “mala de sobrevivência”, contendo o essencial para se manter durante esse período. É importante que as malas contenham os objetos pessoais de cada morador. Itens de higiene, roupas, medicamentos e o carregador de celular precisam estar ao alcance para que não haja necessidade de abrir as caixas.

fazendo uma mudança fácil - SEPAC

Dicas gerais para uma mudança tranquila

  • Faça um orçamento com diferentes empresas de frete ou transporte
  • Tire as medidas dos móveis e áreas da nova casa
  • Mantenha chaves, celular e documentos importantes sempre por perto
  • Agrupe os itens de acordo com a utilidade (decoração, higiene, alimentos)
  • Embale com cuidado materiais frágeis e delicados
  • Em prédios e condomínios, procure saber os dias em que são permitidas mudanças
  • Coloque parafusos, puxadores e outros itens menores dos móveis dentro de saquinhos plásticos identificados
  • Escolha um cômodo para começar a organização, o ideal é montar um ambiente por vez

Todas essas dicas são importantes para que você tenha um melhor controle sobre a mudança. Pode ser útil usar um caderninho para ir fazendo anotações referentes ao transporte e aos prestadores de serviço.

Leia também: Qual é a distância ideal entre o sofá e a TV?

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário