30 setembro 2019

Dicas de decoração sustentável para o seu lar

Dicas de decoração sustentável para o seu lar

A decoração sustentável é uma ótima opção para quem busca tornar seu lar mais charmoso, aconchegante e bonito, e o melhor, colaborando para a preservação da natureza.

Muitos arquitetos e designers visam atribuir em seus projetos maneiras mais ecológicas de produzir, diminuindo o impacto no meio ambiente, e essa é uma tendência que veio para ficar.

Por que investir em uma decoração sustentável?

Além de ser uma atitude de respeito ao planeta, a decoração sustentável traz a qualquer ambiente uma sensação de leveza e relaxamento. Veja algumas ideias de como colocá-la em prática.

Plantas, muitas plantas

decoração sustentável  - SEPAC

Plantas são essenciais para tornar o ar mais puro e fresco em qualquer espaço, usando a criatividade para distribuí-las de maneira decorativa e aproveitando todos os seus benefícios. Vasos de barro, cerâmica e madeira são menos prejudiciais ao meio ambiente e de longa durabilidade.

Reutilização de objetos

Antes do descarte de algum objeto, analise as possibilidades deste ser usado de outra forma com criatividade. Muitos aproveitam utensílios de madeira na decoração, tais como caixotes, paletes ou tábuas, que dão um aspecto mais rústico e aconchegante ao ambiente. Além disso, latinhas de alumínio, garrafas e outros materiais podem ser reaproveitados e ter sua vida útil prolongada.

Móveis vintage

Móveis e eletrodomésticos antigos são uma boa forma de decoração sustentável. De modo geral, alguns precisam de cuidados especiais, como uma nova pintura ou troca de tecido, mas certamente trazem ao ambiente elegância e charme. Vale mesclar móveis antigos com cores vivas, dando um ar mais atual à peça.

Pinturas e revestimentos

decoração sustentável  - SEPAC

Acabamentos minimalistas são uma tendência decorativa. Ladrilhos hidráulicos, bambu e madeira com origem certificada são opções de baixo impacto ao meio ambiente. Há também uma variedade de tintas à base de terra ou ecológicas, que podem ser feitas para a pintura da casa, enriquecendo os atributos sustentáveis.

Iluminação

Janelas grandes proporcionam uma iluminação eficiente e sustentável, pois possibilitam a entrada de luz natural durante o dia. Uma alternativa a elas são as claraboias. Já para a iluminação artificial, as luzes de LED são recomendadas pelo baixo consumo, que chega a ser até 10 vezes mais baixo que outras lâmpadas.

Leia também: Repaginar a decoração da casa com dicas simples

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário