15 novembro 2021

Conforto térmico: dicas para tornar a casa mais aconchegante

Conforto térmico: dicas para tornar a casa mais aconchegante

Em ambientes residenciais, o conforto térmico é fundamental para garantir a sensação de bem-estar e aconchego. Confira abaixo algumas dicas para agregar esse diferencial no lar.

Conforto térmico por meio de revestimentos

No intuito de aquecer os interiores, um dos revestimentos mais recomendados é a madeira, por se tratar de um material com baixa condutividade térmica. Isto é, ela funciona como um isolante natural.

Além de ser encontrada em uma variedade de tons quentes – o que por si só remete ao conforto –, a madeira pode ser utilizada em diversos elementos do lar, como os revestimentos do piso e da parede, móveis e objetos de decoração.

Nas épocas mais quentes do ano, por outro lado, o porcelanato e a cerâmica ajudam a manter os interiores mais frescos e garantir conforto térmico. Por serem bons condutores de calor, esses materiais amenizam a sensação de alta temperatura no interior do lar.

Texturas

Como tornar o ambiente mais aconchegante

Tanto nas estações mais frias quanto nas mais quentes, investir em texturas é uma boa estratégia para deixar os ambientes aconchegantes. No inverno, elementos como cortinas duplas e tapetes felpudos ajudam a bloquear a entrada de ar frio do exterior e diminuem o contato com superfícies frias. Acrescentar mantas, almofadas, colchas ou peças de lã e malha na decoração é outra forma de agregar texturas e conforto térmico aos espaços.

No verão, por sua vez, a ideia é substituir os tecidos pesados por cetim, seda, algodão e poliéster, que proporcionam sensação de frescor visual e ao toque.

Iluminação

Quando utilizada estrategicamente, a iluminação é capaz de transformar a atmosfera dos ambientes, tornando-os mais acolhedores. Lâmpadas de cores quentes são ideais para elevar a sensação de conforto térmico, pois estimulam o descanso e o relaxamento e auxiliam a regular o relógio biológico.

Em termos de aconchego, o uso de spots embutidos, focos de luz e luminárias pendentes ou de piso destacam-se como uma boa estratégia para compor uma atmosfera acolhedora e intimista.

Esquadrias e vidros

Como ter mais conforto térmico em casa

A utilização de vidros e esquadrias com propriedades termoacústicas, controle solar e alto desempenho é uma solução cada vez mais comum em projetos residenciais. Isso dado o seu potencial de minimizar a entrada de ruídos e ar frio. Nesse sentido, vidros duplos, laminados ou de baixa emissividade ajudam a manter o conforto térmico nos interiores.

Ao incorporar métodos como esses, é possível tornar o lar mais confortável termicamente nas estações quentes ou frias, elevando a sensação de bem-estar dos moradores.  

Leia mais: Dicas para manter a cozinha sempre limpa

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário