27 novembro 2020

Como passar roupas com perfeição

Como passar roupas com perfeição

Manter as roupas em ordem requer tempo e dedicação. Afinal, cada etapa influencia no resultado, da lavagem até a maneira como as peças são guardadas. Quem cuida dessas tarefas em casa sabe como é útil ter procedimentos que garantam mais rapidez e praticidade. No post de hoje, confira como passar roupas com perfeição.

Atenção à etiqueta

Na etiqueta estão presentes as informações sobre a peça, como o método recomendado de lavagem, o tipo do tecido e se ele pode ser passado a ferro. Por isso, verifique as etiquetas das roupas com atenção e respeite as temperaturas indicadas.

Temperatura correta

Na hora de passar as roupas, lembre-se de começar pelos tecidos finos e delicados, em baixa temperatura. Depois, aumente o calor gradativamente conforme o tipo da roupa. Dessa forma não há necessidade de esperar o ferro esfriar ou esquentar a cada peça. Você pode seguir esta ordem:

  • Nylon e Lycra
  • Seda
  • Sintéticos
  • Lã e algodão
  • Jeans
toalhas coloridas dobradas ao lado de um ferro de passar roupa

Zíperes e botões

Se a peça possui zíperes ou botões, a dica é passar delicadamente ao redor deles. Aproximar muito o ferro pode danificá-los, além de reduzir o deslizamento do equipamento à longo prazo. Alguns aparelhos mais modernos possuem um sistema chamado “salva-botões”, que protege a peça e facilita esse processo.

Limpe o ferro regularmente

Para evitar o acúmulo de resíduos e sujeira nas saídas de vapor, o ferro deve ser limpo regularmente. Prepare uma solução de 1/3 de vinagre e 2/3 de água. Com uma esponja, passe a mistura na base e retire o excesso com um pano macio umedecido. Em relação ao reservatório de água, não se deve colocar nenhum outro líquido ou produto de limpeza, sob risco de reduzir o tempo de vida útil do ferro.

Truques para passar roupa com perfeição

  • Na hora de passar a roupa, borrife água com um pouco de amaciante para reduzir os vincos.
  • Sempre passe roupas pretas do avesso, isso evita brilhos e marcas.
  • Para passar roupas com áreas emborrachadas, use baixas temperaturas e, de preferência, com um pano por cima, para não grudar.
  • A tábua de passar é útil, pois dá o encaixe para passar calças e mangas de camisas.
  • Observe o tipo de tecido e verifique na etiqueta a temperatura adequada para passar a roupa. Caso não conste essa informação, você pode graduar a temperatura aos poucos.

Leia também: 5 práticas sustentáveis para o dia a dia

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário